Novo BMW X3: combinação perfeita de esportividade e inteligência

Terceira geração chega ao Brasil com o que há de mais moderno em sistemas semiautônomos de direção, mas sem esquecer suas raízes esportivas

A esportividade sempre foi uma característica intrínseca da BMW, tão marcante quanto a grade frontal em forma de duplo rim que acompanha os seus modelos há décadas. E não é diferente com o novo X3, o Sport Activity Vehicle (SAV ­– utilitário de atividade esportiva, em português) que nasceu em 2003, já somou mais de 1,5 milhão de unidades vendidas no mundo e, agora, chega à sua terceira geração. No Brasil, serão duas versões disponíveis nas concessionárias: xDrive30i X-Line, de 252 cavalos, e M40i, de 360 cavalos.

O novo SAV manteve a forma robusta e seu estilo inconfundível, com novidades no design que reforçam a sua esportividade, como os faróis de LED com conjunto óptico, desenho interno hexagonal e efeito tridimensional. Os para-choques estão mais envolventes, com entradas de ar mais amplas na dianteira e saída dupla de escapamento nas extremidades da traseira. A lateral ficou mais musculosa, com linha de cintura mais elevada e tomadas de ar junto à caixa de roda dianteira.

A versão topo de linha M40i é uma atração à parte quando se fala em esportividade. O novo motor M Performance, de seis cilindros em linha e 2 998 centímetros cúbicos, é o mais potente da linha X3 no Brasil até hoje e oferece excepcionais 500 Nm de torque na faixa de 1 450 a 4 800 rpm. Isso significa que há força de sobra já em baixas rotações, garantindo uma ótima aceleração, com 4,8 segundos para acelerar da imobilidade até os 100 quilômetros por hora, o que se reflete em muita segurança em ultrapassagens na estrada. Mas o mérito da performance deve ser dividido com a transmissão automática de oito velocidades, que garante trocas rápidas e suaves, com tração integral e opção de trocas por meio de borboletas atrás do volante (presente também no xDrive 30i).

Na versão M40i, em função da maior potência, a suspensão leva a assinatura M Sport. Os amortecedores têm ajuste de rigidez, o que permite optar por um rodar macio, voltado para a absorção das irregularidades do piso, ou dinâmico, em que a performance é a prioridade. Os freios também são M Sport com discos maiores, as rodas, aro 21, e o volante tem design exclusivo M. Além disso, a tração nas quatro rodas, somada à elevada altura da carroceria em relação ao solo e aos ótimos ângulos de ataque e saída, garante ótima performance nas incursões fora de estrada.

M40i: uma atração à parte quando se fala em esportividade. Além do volante, as rodas, aro 21, têm design exclusivo M

M40i: uma atração à parte quando se fala em esportividade. Além do volante, as rodas, aro 21, têm design exclusivo M (BMW/Divulgação)

Direção inteligente

A BMW é sinônimo de vanguarda em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias da mobilidade. Por isso, a terceira geração do X3 incorpora uma gama de novos sistemas semiautônomos de direção que proporcionam uma condução inteligente em diversas situações que o motorista pode enfrentar, seja no ir e vir do trabalho, seja em viagens.

O Driving Assistant Plus faz um monitoramento completo do entorno do carro com ajuda de câmeras, radares e sensores infravermelhos. Alertas visuais e sonoros são emitidos em momentos potencialmente perigosos. O sistema detecta obstáculos e outros carros à frente e dos lados. Ele pode, por exemplo, avisar se outro automóvel ficar muito próximo e automaticamente tomar medidas para evitar o choque. Em cruzamentos, ele informa sobre a aproximação de veículos na via transversal fora da área de visão do condutor. Os sensores também detectam as faixas de rolamento e podem manter o carro dentro delas ou avisar sobre uma mudança de faixa involuntária.

Todos os sensores ajudam o motorista na hora de estacionar, com o sistema Parking Assistant Plus. Ele faz as manobras automaticamente – tanto de forma paralela como perpendicular. Há também o surround view de visão panorâmica, que exibe imagens do entorno do veículo para ajudar em manobras precisas em espaços apertados, e o topview, que permite uma precisa visão computadorizada de cima do carro.

O BMW ConnectedDrive é outra atração – usa a conexão com a internet por meio de um SIM card (igual aos usados em celulares) para oferecer uma série de serviços, como chamada de emergência por um botão (em caso de colisão, isso acontece automaticamente) e serviços como previsão do tempo e mapas de trânsito das principais rodovias ou vias urbanas em tempo real. E com o BMW Connected App é possível ter uma visão em 360 graus do entorno do automóvel pelo celular, o que oferece mais segurança para o condutor se certificar do que acontece ao redor do X3 antes de se deslocar até ele. Além disso, é uma mão na roda para os esquecidinhos, que podem lembrar onde estacionaram o carro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s