Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo BMW Série 2 Active Tourer estreia com telas curvas e versões híbridas

Monovolume da BMW ganha melhorias tecnológicas e se prepara para nova versão híbrida que chegará em 2022

Por Joaquim Oliveira
Atualizado em 5 out 2021, 20h19 - Publicado em 5 out 2021, 19h49
BMW Serie 2 Active Tourer
Nova BMW Série 2 Active Tourer (Divulgação/BMW)

O primeiro sinal de que estamos diante de uma nova geração vem da grade maior e das colunas dianteiras mais inclinadas na comparação com o anterior, mas os mais atentos irão também reparar num estilo de janela lateral esticado, nas maçanetas embutidas, na iluminação de leds (de série nos faróis e nas lanternas) mais finas e nas colunas C mais estreitas. Os tubos de escape passaram a estar integrados na saia traseira e longe da vista em todas as versões e há rodas de liga leve de 16’’ ou 17’’ de série, além das de 19’’ opcionais.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Por dentro a evolução é evidente e segue as pautas definidas pelo recente BMW iX, numa tendência de simplificação do desenho e da redução do número de comandos físicos, cada vez mais forte na indústria automotiva. Os elementos fundamentais são os finos displays integrados para o quadro de instrumentos (10,25”) e a central multimídia (10,7”), ligeiramente curva para uma consulta dos dados mais fácil para o condutor.

Também o apoio de braço “flutuante” com painel de controle integrado e um um nicho por baixo, enquanto a zona à sua frente abriga um amplo porta-copos e um novo porta-celulares, que os deixa à mostra e tem carregamento por indução opcional.

Console central deixa celular bem à mostra
Console central deixa celular bem à mostra (Divulgação/BMW)

No entanto, a BMW continua a usar o HUD (sistema de projeção de informações diante do condutor) em uma lâmina vidrada, em vez da mais sofisticada projeção no para-brisas que já existe em modelos deste segmento mesmo “não-premium” (Toyota Yaris Cross, por exemplo).

Lâmina do head-up display chama atenção sobre o painel
Lâmina do head-up display chama atenção sobre o painel (Divulgação/BMW)

Estreia de central multimídia

É a primeira vez que o novo sistema operacional iDrive 8.0 é usado num modelo compacto da BMW, permitindo usufruir dos novos gráficos e disposição de ícones dos menus, além do Assistente Pessoal Inteligente com mais funções.

Painel do novo BMW Série 2 Active Tourer
Painel do novo BMW Série 2 Active Tourer (Divulgação/BMW)

A navegação baseada nos dados da nuvem, a câmera interna que tira e envia fotos para smartphones durante a viagem e o novo chip de dados embutido (eSIM), preparado para funcionar com 5G, são outras evoluções que melhoram a experiência a bordo do Active Tourer.

Modelos já vêm com suporte à conexão 5G
Modelos já vêm com suporte à conexão 5G (Divulgação/BMW)

São vários os tipos de bancos e revestimentos, além de existirem opções como regulação elétrica e função de massagem. Nesse caso, passa a existir um novo airbag entre os dois bancos dianteiros, para evitar que condutor e passageiro dianteiro colidam um com o outro na sequência de um acidente.

Bancos têm até massageador embutido
Bancos têm até massageador embutido (Divulgação/BMW)

Com os encostos dos bancos traseiros (que podem deslizar ao longo de trilhos de 13 cm) na posição mais avançada, a capacidade do porta-malas aumenta até 90 litros. A partição 40:20:40 permite flexibilizar o transporte de carga e de passageiros, com a capacidade de carga variando de 470 l a 1455 l (no 218i e 218d) e de 415 l a 1.405 l no 220i e 223i Active Tourer. A abertura elétrica e automática da tampa do porta-malas é de série, e o suporte para reboques vem como opcional.

De 136 a 218 cv e dois híbridos plug-in

Versão mais potente do novo Série 2 Active Tourer supera 200 cv
Versão mais potente do novo Série 2 Active Tourer supera 200 cv (Divulgação/BMW)

As versões de tração dianteira têm quatro opções de motores, variando entre 136 cv e 218 cv. A transmissão automática Steptronic de sete velocidades e dupla embreagem agora é de série em todos os Série 2 Active Tourer (na geração anterior também havia versões com caixa manual de seis velocidades e caixa automática de oito velocidades com conversor de torque).

Versão híbrida plug-in chegará no ano que vem
Versão híbrida plug-in chegará no ano que vem (Divulgação/BMW)

Entre os principais destaques há o novo processo de combustão e o sistema de dupla injeção (direta e indireta) de todos os motores a gasolina, além da nova versão do sistema híbrido leve de 48V do 223i e 220i, onde um motor elétrico integrado na transmissão automática complementa o motor de gasolina com um “empurrão” de 19 cv (o rendimento máximo total é de 218 cv no 223 e de 170 cv no 220i). 

Continua após a publicidade
Segunda fileira pode ser rebatida de modo independente
Segunda fileira pode ser rebatida de modo independente (Divulgação/BMW)

As versões 218i (136 cv) e 218d (150 cv) estão também disponíveis desde o lançamento, enquanto será preciso esperar até o meio do ano que vem pelas versões híbridas plug-in, que prometem melhor desenvoltura e alcance 100% elétrico ampliado.

Porta-malas para uma tour de verdade
Porta-malas para uma tour de verdade (Divulgação/BMW)

Os engenheiros alemães também fizeram algumas melhorias no chassi, que dispõe de bitolas mais largas, diferencial com deslizamento limitado (que melhora a tração e a estabilidade) e sistema de bloqueio integrado — todos de série — enquanto os amortecedores elevados na suspensão dianteira são opcionais, tal como a suspensão adaptativa M (que inclui seleção da frequência de amortecimento, direção esportiva e uma redução de 15 mm da altura ao solo).

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa 749
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.