Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Novo Audi mais luxuoso é só da China e traz privilégio negado a alemães

Audi A8L Horch eleva o já caríssimo sedã e homenageia fundador da marca, mas será exclusivo dos chineses

Por Eduardo Passos Atualizado em 5 nov 2021, 18h31 - Publicado em 1 nov 2021, 17h52
Novo Audi A8L Horch
Novo Audi A8L Horch Divulgação/Audi

Cerveja, salsicha e carros. Talvez esses sejam os tópicos mais lembrados quando pensamos na Alemanha — sem falar no 7 a 1, que você provavelmente pensou antes de ler até aqui. Mas enquanto os alemães são vorazes admiradores da sua culinária, seus carros fazem mais sucesso na China do que em casa.

Assine Quatro Rodas a partir de R$ 12,90

No ano passado foram 727.358 Audi vendidos na potência asiática, superando toda a Europa junta. É como se todos os carros vendidos no Brasil entre janeiro e maio de 2021 fossem da Audi, que com uma clientela tão fiel tratou de demonstrar sua gratidão aos chineses.

Retribuindo a recepção calorosa, a marca anunciou que lançará, exclusivamente no país, a versão ainda mais luxuosa do seu melhor sedã, o A8L, feito para concorrer diretamente com o Mercedes-Maybach Classe S. Mais do que isso, porém, o A8L Horch carrega um batismo tão simbólico que nem os modelos alemães mereceram-no até agora.

Riqueza comunista

Novo Audi A8L Horch
Novo Audi A8L Horch Divulgação/Audi

Para seguir crescendo no valiosíssimo mercado chinês, a Audi primeiro aumentou em 13 cm o imenso entre-eixos do sedã, agora com 3,13 m. O A8L Horch atinge 5,30 m de comprimento, praticamente uma Toyota Hilux; tudo para que seus ocupantes possam ter amplo espaço a bordo, diz a marca.

Motorista conta tecnologias de auxílio à direção mais novas da Audi
Motorista conta tecnologias de auxílio à direção mais novas da Audi Divulgação/Audi

Além da exclusividade de venda, o lançamento do carro é ainda mais simbólico pelo sobrenome que o acompanha: ele pertence a August Horch, fundador da Audi.

Lanternas utilizam leds orgânicos (OLEDs)
Lanternas utilizam leds orgânicos (OLEDs) Divulgação/Audi
Continua após a publicidade

Na história confusa que originou a fabricante, August também criou a Horch, uma submarca usada depois de décadas em um modelo de um país estrangeiro.

Interior de rei

Costuras em forma de diamante remetem à riqueza, diz Audi
Costuras em forma de diamante remetem à riqueza, diz Audi Divulgação/Audi

Mas a experiência de um carro milionário deve ser completa, e a cabine do Audi A8L Horch é luxuosa até no grosso carpete ao chão.

Na segunda fileira há apenas dois assentos individuais e reclináveis, com espaço do porta-copos central suplementado por uma pequena tela que comanda o ar-condicionado traseiro. Outras duas, do tamanho de tablets, servem para entreter os ocupantes do (em breve) carro mais chique da marca.

Uma das seis telas do carro serve apenas para comandar o ar-condicionado traseiro
Uma das seis telas do carro serve apenas para comandar o ar-condicionado traseiro Divulgação/Audi

Os bancos têm estofamento duplo, função de massagem nos pés e nas costas e suas combinações de acabamento são exclusivas. Elas trazem o sobrenome de August Horch estilizado, assim como em diversas outras partes da carroceria. Enquanto isso as rodas vão além, com design exclusivo e uso do mesmo emblema da fabricante que deu origem à Audi levemente modificado.

Híbrido leve

Rodas de 20'' trazer emblema da outra montadora criadora pelo fundador da Audi
Rodas de 20” trazer emblema da outra montadora criadora pelo fundador da Audi Divulgação/Audi

O novo Audi A8L Horch virá equipado com motor V6 3.0 turbo e sistema híbrido leve de 48V, num total de 345 cv e 51,0 kgfm que rendem melhor graças ao uso de magnésio e fibra de carbono na construção. O câmbio automático de oito marchas é de série, tal como tração integral e esterçamento das quatro rodas.

Mais detalhes do novo Audi A8L Horch serão anunciados no próximo dia 19 de novembro, quando saberemos até onde o amor da Audi pela China não gerará ciúmes em seu quintal.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas

 

Continua após a publicidade

Publicidade