Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo airbag da ZF permitirá que o volante tenha novas funções e até tela

O novo airbag é deflagrado a partir da parte de trás do volante, permitindo que as empresas utilizem toda a parte central da maneira que quiserem

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 10 jun 2024, 13h41 - Publicado em 10 jun 2024, 12h00

A ZF pode estar revolucionando os volantes automotivos como conhecemos com uma simples mudança. Tudo porque os airbags frontais de hoje estão na parte central do volante, o que acaba inutilizando aquele espaço. Por isso os botões e outros comandos costumam ficar nas laterais ou atrás do volante.

Mas a empresa desenvolveu um novo método de acionamento para o airbag do motorista, que permite que a bolsa seja instalada na parte de trás do volante. Em caso de deflagração, a bolsa sairá por baixo do aro superior do volante.

Novo airbag da ZF
Novo airbag sai da parte de trás do volante e passa pelo aro superior (Divulgação/ZF)

Se por um lado essa mudança não traz nenhum benefício na eficiência do airbag, ela abre permite que os designers possam fazer mais coisas com o volante, pois toda a parte central poderia ser utilizada. Isso poderá resultar na inclusão de mais uma tela no local, por exemplo.

Continua após a publicidade

 

Como sugestão, a própria ZF diz que será possível utilizar novos sensores, que detectam se o motorista está de fato segurando no volante com firmeza ou apenas repousando a mão para enganar os sistemas ADAS. Vale lembrar que a atenção do motorista ainda é requisitada em boa parte do tempo nos sistemas de condução autônoma nível 2 e 3, os mais comuns atualmente, não sendo permitido que ele largue a direção para realizar outras tarefas.

Outra ideia que a ZF deu é a de uma espécie de ‘touchpad’, semelhante ao que você tem em seu notebook. Na sugestão, eles citam um seletor giratório com uma tecla sensível a pressão, que serviria para navegar entre as diferentes telas da central multimídia. Uma solução inteligente, já que operar a tela central é perigoso pois tira a atenção da estrada.

Continua após a publicidade
Volantes ZF
Conceitos de volantes divulgados pela ZF que se beneficiam do novo airbag (Divulgação/ZF)

Porém, sabemos que o que está na moda agora são telas e a mudança na posição do airbag permite que uma seja instalada no centro do volante. A possibilidades são muitas para esse novo display, podendo, por exemplo, servir como uma extensão do quadro de instrumentos, deixando-o programado para alguma informação específica.

Compartilhe essa matéria via:

Também seria possível integrar essa tela com os sistemas de segurança do veículo. Ela poderia reproduzir a imagem de alguma câmera, ou servir como alerta de pontos cegos. As ideias deram origem a uma série de protótipos exibidos pela ZF Group em seu primeiro Technology Day.

Continua após a publicidade

Atualmente, 20% do mercado global de automóveis utilizam tecnologias da ZF, entre elas, o airbag frontal para o motorista. Então, caso esteja curioso para saber como essa mudança vai alterar os volantes daqui para frente, pode ter certeza que não demorará muito até que elas cheguem até você.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.