Visual atualizado, caçamba maior, novas versões e novos equipamentos são os destaques da nova Nissan Frontier, que está sendo lançada agora no Brasil. Apesar dos grandes aumentos recentes, os preços da picape média não mudaram neste lançamento: variam entre os R$ 230.197 da Frontier S e os R$ 314.590 das inéditas versões Platinum e PRO-4X.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
O chassi da nova Frontier não mudou, mas as mudanças no design dão a impressão de que ela está maior. A nova dianteira, com grade de maiores dimensões, está mais alta e larga e recebeu novos faróis que podem ter projetores de leds. O para-choque também é todo novo, com os nichos dos faróis de neblina posicionados nas extremidades.
Na traseira, além das novas lanternas também iluminadas por leds, a caçamba passou a ter paredes mais altas. O aumento foi de 2,5 cm próximo à cabine e de 5 cm nas laterais e na tampa da caçamba – que agora tem sistema de redução de esforço e o nome da picape estampado na base.
A capacidade volumétrica da caçamba da nova Frontier não mudou, porém: permanece em 1.054 litros. A capacidade de carga varia entre os 1.032 kg da versão S e os 1.030 kg da PRO-4X. O novo para-choque traseiro ainda tem degrau para facilitar o acesso ao compartimento.
O chassi continua o mesmo, mas há alterações importantes no conjunto de suspensões. Tanto a dianteira, duplo A, quanto a traseira, com eixo rígido five-link, receberam novos amortecedores com maior capacidade de absorção de impactos. Ainda na parte técnica, os freios traseiros passaram a ser a disco, algo que até então estava restrito à Volkswagen Amarok no segmento das picapes médias.
Por dentro além de um novo volante, a versão PRO-4X se destaca por ter costuras em duas cores, o nome da versão bordado nos assentos dianteiros, com relevos especiais na forração. Fora isso, a picape continua com quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas colorida, central multimídia de oito polegadas e com ar-condicionado de duas zonas com saídas de ar traseiras, dependendo da versão.
Agora há três portas USB, sendo uma delas, no console, do tipo C, que suporta carregamento rápido. Há, também, duas entradas de 12V na cabine e uma na caçamba.
Motores da nova Nissan Frontier
Há poucas novidades na mecânica. A principal delas é que o motor 2.3 turbodiesel da versão S teve potência aumentada em 3 cv, para 163 cv e 43,3 kgfm a 1.500 rpm. Esta é a única versão com câmbio manual de seis marchas. As demais versões continuam com o motor 2.3 bi-turbo a diesel com 190 cv e 45,9 kgfm a 1.500 rpm, sempre combinado com o câmbio automático de sete marchas.
Por sinal, a Nissan Frontier não teve evolução no sistema de direção. Continua com direção hidráulica enquanto a maioria das rivais já usa direção elétrica.
A nova Nissan Frontier tem duas versões aventureiras com pacotes de equipamentos distintos. A Frontier Attack já existia e continua se destacando por adereços como adesivos, grade preta, estribos laterais e santantônio. Já a nova Frontier PRO-4X tem seus próprios adereços exclusivos, pneus all-terrain, faróis de led e equipamentos da versão top Platinum. É a mesma estratégia da Ford Ranger com as versões Storm e a recém-lançada Ranger FX4.
Novos equipamentos avançados
As versões topo de linha Platinum (substituta da LE) e PRO-4X são inéditas e as únicas equipadas com o chamado Safety Shield, um pacote de equipamentos de segurança que inclui alerta e frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, monitor de atenção do motorista e alerta de pontos cegos que também intervém nos freios e corrige a direção para evitar impactos laterais. Contudo, o pacote não inclui piloto automático adaptativo.
Outro equipamento exclusivo das versões mais caras é o sistema de visão 360° com monitor de movimento, e que também funciona como um monitor off-road quando a tração 4×4 está ativada. Também há alerta de trafego cruzado, farol alto automático e assistente de descida. Apenas a versão PRO-4X tem bloqueio eletrônico do diferencial traseiro.
Versões, equipamentos e preços da nova Nissan Frontier 2022
Frontier S 4×4 MT – R$ 230.190
Tem de série rodas aro 17 de aço, rádio 2-din com Bluetooth, piloto automático e seis airbags.
Frontier SE 4×4 AT – R$ 258.990
Soma câmbio automático de sete marchas e rodas de liga leve aro 17″
Frontier Attack 4X4 AT – R$ 263.690
Soma modos de condução (Standard, Off-road, Sport e Tow), quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas, central multimídia de 8 polegadas, Santantônio, estribos laterais, barras longitudinais no teto.
Frontier XE 4×4 AT – R$ 278.990
Soma sensor de chuva, chave presencial, bancos de couro, faróis de led, rodas de liga leve aro 18.
Frontier Platinum 4×4 AT – R$ 314.590
Soma o Safety Shield, teto solar, monitor de pressão dos pneus e retrovisor interno eletrocrômico.
Frontier PRO-4X 4×4 AT – R$ 314.590
Mesmos equipamentos da Platinum, mais rodas aro 17 pretas com pneus all-terrain, bloqueio do diferencial traseiro e adereços estéticos exclusivos.