Nova modalidade de roubos na Europa: ladrões de volantes de carros de luxo
Quadrilhas se especializaram em vender volantes e airbags no mercado de reposição
Cada vez mais complexos, com diversos comandos e funções integrados (além do próprio airbag), os volantes de automóveis sofisticados se tornaram equipamentos bastante valorizados por quadrilhas de ladrões do Leste Europeu atuando no velho continente. Na Holanda, a modalidade se tornou um surto, com direito a reportagens e discussões entre proprietários que foram vítimas.
Apenas na cidade de Amsterdã, foram registrados 116 roubos do tipo no primeiro semestre de 2015. Segundo as autoridades, os ladrões possuem alto conhecimento técnico para retirar o conjunto de volante e airbag sem danificá-los, e sem ativar os alarmes. Como não possuem número de identificação, os equipamentos são de fácil comercialização, alcançando valores na casa dos milhares de euros no caso de modelos mais sofisticados.
Para se prevenirem, alguns proprietários estão ressuscitando um tipo de trava que parecia extinta: aquela que prende o volante aos pedais. Os mecânicos e operadores de guincho, por outro lado, já se adaptaram à nova realidade, como mostra o divertido vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=E5J4o6NliTA
LEIA MAIS
– Dez características que os ladrões não gostam em um carro
– Os valores de seguro nas dez ruas com maior índice de roubos em São Paulo