Nova geração do Hyundai Sonata tem frente de Fusion e traseira de Civic
Modelo 2020 tem carroceria de contornos esportivos. Mas não há previsão de início de vendas no Brasil
![Large-35792-HyundaiMotorSharesFirstGlimpseofAll-NewSonata](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/03/large-35792-hyundaimotorsharesfirstglimpseofall-newsonata-e1551989578382.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A apresentação oficial do novo Sonata está marcada para a próxima edição do Salão de Nova York, em abril, mas algumas imagens já foram liberadas pela Hyundai.
Completamente renovado, o Sonata abandona o perfil pacato e adquire uma personalidade explicitamente mais radical. A começar pela carroceria, que não chega a ser de um sedã-cupê, mas que também passa longe de um três-volumes convencional.
![Large-35789-HyundaiMotorSharesFirstGlimpseofAll-NewSonata](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/03/large-35789-hyundaimotorsharesfirstglimpseofall-newsonata.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Nada convencional também são os faróis, cujo DRL (luzes de condução diurna) se estende da base, em direção ao para-brisa, por meio de uma longa barra luminosa, vizinha à linha que divide a tampa do capô e os para-lamas.
A grade hexagonal ainda está lá, mas os novos layout e proporções fazem lembrar a dianteira dos Ford – note como ele guarda certa semelhança com o Fusion, por exemplo.
![Large-35793-HyundaiMotorSharesFirstGlimpseofAll-NewSonata](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/03/large-35793-hyundaimotorsharesfirstglimpseofall-newsonata-e1551989638408.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No entanto é na traseira que o Sonata de oitava geração mais carece de personalidade. Não há quem não se lembre do Civic ao ver as lanternas em formato de bumerangue do novo Hyundai. A diferença é que, no coreano, a linha inferior das peças se comunica por uma longa barra de leds. A superior, por sua vez, se funde com o aerofólio, estampado diretamente na tampa do porta-malas.
Além do estilo sedã-cupê, a carroceria tem a esportividade acentuada por conta das dimensões: está com uma altura menor em 30 mm e comprimento alongado em 45 mm, dos quais 35 mm aplicados entre os eixos.
![Large-35791-HyundaiMotorSharesFirstGlimpseofAll-NewSonata](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/03/large-35791-hyundaimotorsharesfirstglimpseofall-newsonata.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Um tanto chamativo por fora, o Sonata é mais contido por dentro. A tela central, que antes ficava separada do quadro de instrumentos por um difusor de ar, agora está praticamente integrada, pois os difusores são estreitos e horizontais.
![Large-35796-HyundaiMotorSharesFirstGlimpseofAll-NewSonata](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/03/large-35796-hyundaimotorsharesfirstglimpseofall-newsonata.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Quanto aos equipamentos já se sabe que ao menos a versão topo de linha do Sonata 2020 irá oferecer um sistema de acesso ao carro e partida do motor por meio de um aplicativo de celular, via tecnologia NFC, de aproximação.
A última virada de geração do Sonata aconteceu em 2014. Consultado sobre a vinda do Sonata 2020, o Grupo Caoa, responsável pelos Hyundai importados no Brasil, disse não ter, por enquanto, nada a comentar sobre essa possibilidade.
![Large-35797-HyundaiMotorSharesFirstGlimpseofAll-NewSonata](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/03/large-35797-hyundaimotorsharesfirstglimpseofall-newsonata.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)