Que a Nissan e Mitsubishi estão trabalhando juntas no âmbito da eletrificação não é novidade. Mas parece que esse esforço está perto de ser visto nos principais modelos das duas marcas: a Mitsubishi L200 e a próxima geração da Nissan Frontier — ou melhor dizendo, a Navara.
A notícia vem do outro lado do mundo, onde a picape média recebe esse nome. Guillaume Cartier, presidente da Nissan para AMIEO (África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania), disse à imprensa australiana que eles estão trabalhando em um novo modelo híbrido a diesel que usará a tecnologia da Mitsubishi. Ao que tudo indica, será a nova geração da Frontier.
Por enquanto, a Nissan está estudando a viabilidade do projeto e definindo detalhes mais específicos. “Estamos lidando com o aspecto regulatório, para entender se será veículo de passageiros ou SUV e como a picape se qualificará dentro disso”, diz Cartier. “Precisamos responder ao regulamento, mas também precisamos responder ao cliente. A forma como a picape é usada na Austrália é totalmente diferente do que em outros lugares. Porque alguns estão usando para trabalho e outros para lazer”, completa.
Com isso, o provável é que a picape seja eletrificada por etapas, como explica o executivo. “Portanto, precisamos ter certeza de que, se eletrificados, como eletrificaremos. Acho que será uma abordagem de duas etapas, primeiro com uma solução PHEV e, mais tarde, com EV. Essa será a abordagem em duas etapas.”
Para começar esse processo, Cartier confirma que a tecnologia usada será a da Mitsubishi. Entretanto, o executivo não disse em qual modelo, apenas que usará diesel como combustível. A Navara/Frontier é a mais cotada, já que a Nissan não revelou planos de introduzir seu sistema e-power na picape, deixando-o restrito a sua linha de SUVs.
Se realmente o carro escolhido for a Navara, o mais provável é que ela divida a plataforma com a nova Mitsubishi L200 Triton. E o trem de força mais cotado é do novo Mitsubishi Outlander PHEV, com algumas adaptações.
Confirmado no Brasil, o SUV híbrido tem motor 2.4 aspirado a gasolina aliado a outros dois elétricos para gerar 255 cv. Além de adaptar o sistema para os motores a diesel da picape, também fala-se de utilizar uma bateria maior que a de 20 kWh do Outlander, que garante 87 km de autonomia elétrica para o SUV. Como a Navara é um veículo maior e mais pesado, certamente esse alcance seria menor.
A BYD Shark, por exemplo, é equipada com bateria de 30 kWh e promete rodar até 100 km em modo elétrico. Outra concorrente é a recém-lançada Ford Ranger PHEV, mas nesse quesito ela corre por fora, já que tem bateria de 11,8 kWh e fornece apenas 45 km de autonomia elétrica.
Além de poder utilizar a tecnologia da Mitsubishi, a Nissan também trabalha nos seus próprios sistemas elétricos que utilizam baterias em estado sólido, que ainda vai levar algum tempo para ser aperfeiçoada, mas promete grandes feitos.
“Estamos prevendo testes no final de 2024, mas isso é realmente o divisor de águas. Se essa tecnologia for tão bem-sucedida quanto acreditamos, poderemos eletrificar carros que hoje não podem ser eletrificados”, afirma Cartier.