A Ford Ranger 2024 já está no Brasil. A nova geração da picape média é a grande novidade da Ford na edição deste ano da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).
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O lançamento da nova Ranger no Brasil será no segundo semestre, importada da Argentina. A fabricante não entra em detalhes, mas vendo com atenção já se nota novos equipamentos e a presença de motor inédito no Brasil.
Trata-se de um motor V6 3.0 turbodiesel, que nos Estados Unidos era chamado de Power Stroke enquanto equipava a Ford F-150, de 2018 a 2021 – foi ela quem estreou este motor. Saiu do catálogo da F-150 por ser mais fraco que as versões V6 a gasolina, mais baratas, mas ganhou espaço na Ranger ao redor do mundo.
A Ford não confirmou números, mas lá fora este V6 turbodiesel gera 252 cv e 61,6 kgfm a 1.750 rpm, e está sempre combinado com câmbio automático de 10 marchas e tração 4×4. O cinco cilindros 3.2 turbodiesel que ele substituirá tem 200 cv e 47,9 kgfm. Aliás, até a F-150 V8 que acaba de chegar ao Brasil tem menos torque: 56,7 kgfm.
Na lateral, santoantonio de fibra mais discreto e degrau na lateral do para-choque. Para-lama confirma o motor V6O novo motor tem bloco de ferro grafite compactado, turbo de geometria variável e sistema de injeção de combustível de alta pressão, mas mantém a ventoinha acionada por embreagem viscosa – mais eficiente no calor.
De acordo com Daniel Justo, presidente da Ford para a América do Sul, o motor V6 é apenas uma das opções que a Ranger terá no Brasil. Lá fora, esta nova geração da picape tem um segundo motor, um quatro cilindros 2.0 biturbo a diesel de 216 cv e 51 kgfm, com o mesmo câmbio automático de 10 marchas. Mesmo ele é mais potente e tem mais torque que o atual 3.2.
O que se vê de perto é o que se vê nas fotos. A nova Ford Ranger Limited mantém o piloto automático adaptativo, a frenagem de emergência e ganha um conjunto de câmeras para visão de 360°.
Em termos de estética, maçanetas, molduras das janelas, retrovisores e para-choque traseiro cromados. O para-choque tem degraus em suas laterais para facilitar o acesso à caçamba. Abaixo dele, preparação para engate. As novas rodas de liga-leve têm 20 polegadas.
Em termos de estética, maçanetas, molduras das janelas, retrovisores e para-choque traseiro cromados. O para-choque tem degraus em suas laterais para facilitar o acesso à caçamba. Abaixo dele, preparação para engate. As novas rodas de liga-leve têm 20 polegadas.
Infelizmente as Ford Ranger 2024 fabricadas na Argentina não terão os novos faróis full-led matriciais. Os faróis são de leds comuns e as luzes de seta são de lâmpadas convencionais. Os faróis de neblina também são de leds.
A Ford só fez questão de esconder a cabine da picape com filme bem escuro nos vidros. Talvez esteja planejando trabalhar em um outro momento a presença de um par de telas de 12 polegadas: uma para o quadro de instrumentos e outra, na vertical, para a central multimídia.
Conhecemos a picape há poucos meses, durante o Salão de Hannover, e mostramos os detalhes da cabine no vídeo abaixo.