A nova geração da Ford Ranger acabou de estrear no mercado europeu, onde foi a picape mais vendida em 2021. Aproveitando as vendas em alta, a Ford acaba de anunciar uma nova versão voltada para quem não abrem mão da robustez, mas faz questão de algum luxo.
A Ranger Platinum é a mais nova versão topo de linha entre as versões ‘civis’, posicionando-se acima da Wildtrak e abaixo da Raptor, que tem uma pegada voltada para o alto desempenho no off-road. Mas as diferenças entre elas se restringem apenas à estética, já que sob o capô todas usam o V6 3.0 turbodiesel de 252 cv e 61,6 kgfm, que também é encontrado na Ford F-150 vendida nos EUA.
Acoplado ao motor, está um câmbio automático de 10 velocidades combinado com um sistema de tração integral permanente controlada eletronicamente. A transmissão, porém, recebeu ajustes especiais para diminuir os ruídos e vibrações nesta versão.
De acordo com o Ford, a Ranger tem consumo entre 10 e 9,6 km/l nessa configuração, no ciclo WLTP. Ela também consegue rebocar até 3.500 toneladas e não perde sua capacidade de transporte de carga, podendo carregar um peso útil superior a 1.000 kg, que varia de acordo com os equipamentos e opcionais escolhidos.
O que a Ranger Platinum traz de especial é um design exclusivo. A Ford abusa do cromado, que aparece por toda a picape, mas está mais evidente na grade, que também recebeu novo desenho. O nome da versão aparece estampado na ponta do capô, junto com os faróis LED Matrix, agora integrados aos DLRs.
Um sistema de fechamento suave para caçamba e os bagageiros de teto vêm de fábrica para aumentar a praticidade. As rodas têm detalhes em preto brilhante e são de 20″, tão grandes quanto das rodas das Ram 1500 Limited, que podem estrear no Brasil em 2023.
Por dentro, os bancos têm acabamento em couro perfurado e sistema aquecimento e ventilação. Os detalhes de madeira escura no painel, junto com a iluminação ambiente feita por luzes de LED, dão mais sofisticação para o interior e os vidros são escurecidos por padrão.
A Ranger Platinum também é tecnológica e repete o mesmo conjunto de telas de 12’’. Uma é para o quadro de instrumentos digital e outra vertical para a central multimídia, sendo tão grande quanto a central de uma Ram 1500 Rebel. A central roda o sistema SYNC 4 da Ford, que junto com o modem FordPass Connect, oferece atualizações over-the-air e acesso remoto à picape através do celular.
O sistema de som da Bang & Olufsen com 10 alto-falantes e o carregador por indução completam a lista de equipamentos para o conforto.
Por ser uma picape mais urbana, ela tem uma série de itens que auxiliam o motorista no dia-a-dia como o assistente de estacionamento e câmera de 360º. Ela também vem com todos os itens de segurança da Wildtrak, incluindo piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego com alerta de tráfego cruzado e auxílio de permanência em faixa.
A Ranger Platinum já está disponível para os europeus e parte dos £ 44.400 (R$ 240.204 na cotação atual) fora os impostos. Suas entregas estão previstas para começar no segundo semestre do próximo ano.
A nova geração da Ranger está confirmada para o Brasil e chega em 2023, mas a Ford ainda não divulgou quais versões e motorizações serão vendidas por aqui. Logo, é possível que tenhamos uma versão topo de linha baseada na Platinum, mas com outro motor no lugar do V6 turbodiesel.