A nova Ford Ranger híbrida plug-in é a grande atração da fabricante no IAA Transportation, evento dedicado a veículos comerciais que acontece nesta semana em Hannover, na Alemanha. A picape não tem diferenças visuais significativas, mas usa seu conjunto elétrico para ser mais forte que as versões V6 vendidas no Brasil.
Em alguns mercados, a Ranger plug-in poderá representar uma ameaça à BYD Shark. Isso porque usa o conhecido motor 2.3 EcoBoost a gasolina em conjunto com um motor elétrico de 102 cv localizado dentro da transmissão. A potência combinada é de 279 cv e o torque chega aos 70,3 kgfm, superando a Ranger V6 turbodiesel.
Sua principal vantagem é técnica: como o motor elétrico está posicionado antes do câmbio automático de 10 marchas, o sistema de tração 4×4 é praticamente o mesmo, totalmente mecânico. Com isso, o motor elétrico é capaz de ter seu torque imediato distribuído para todas as rodas. De acordo com a Ford, esse sistema “diminui a complexidade do trem de força”.
Já sabíamos que a Ranger PHEV poderia rodar até 50 km apenas no modo elétrico. A responsável por isso é uma bateria de 11,8 kWh. O tempo de carregamento é de menos de quatro horas, de acordo com a Ford. A autonomia combinada ainda não foi divulgada.
A cabine da versão híbrida mantém o mesmo padrão das outras variantes, com mesmo nível de acabamento, além das duas grandes telas, de instrumentos e a central multimídia vertical. Os sistemas de assistência de direção estão mantidos.
A nova Ranger PHEV tem capacidade de reboque de até 3.500 kg, sistema de tração integral com caixa de transferência e diferencial blocante do eixo traseiro. Há, também, diversos pontos de energia na cabine e na caçamba, que podem alimentar outros dispositivos elétricos.
Nova versão Stormtrack
Junto as especificações da Ranger PHEV, a Ford também revelou uma série especial de lançamento da picape híbrida. Trata-se da Ranger Stormtrack, uma versão que terá alguns elementos visuais e de acabamento personalizados.
A variante de estreia vem equipada com novas rodas de 18”, grade frontal exclusiva, arcos de rodas ajustados, adesivos laterais e duas opções de pintura: Preto Agate e Cinza Chill (fotos acima).
Ainda tem faróis de leds matriciais, câmeras de visão 360° e sistema de som premium assinado pela Bang & Olufsen.
A nova picape da Ford já foi confirmada para Europa, Austrália e Nova Zelândia. Nestes mercados da Oceania, terá de enfrentar a BYD Shark e sua tração 4×4 que dispensa o cardã, por ter motor elétrico traseiro. Ainda não há planos para vender a Ranger PHEV na América do Sul.