Clique e assine por apenas 8,90/mês

Nissan lança sistema à prova de motorista esquecido

Alerta para condutor abrir porta traseira estreará na linha 2018 da Pathfinder

Por Rodrigo Ribeiro - 28 ago 2017, 16h26
Trancar o carro com crianças dentro é um esquecimento que pode ser fatal em dias quentes Skoda/Divulgação

Acidentes envolvendo crianças esquecidas no banco de trás são, infelizmente, comuns. Tanto que aplicativos como o Waze, por exemplo,  já oferecem o alerta para que o motorista não se esqueça de checar o assento traseiro.

Mas a Nissan foi além e incluiu um aviso sonoro para pais e mães na linha 2018 da Pathfinder. O sistema funciona da seguinte maneira: ao colocar a criança, um animal ou qualquer objeto no banco traseiro, a ECU do veículo registra a abertura da porta traseira.

Após o carro estacionar e a porta do motorista abrir novamente, a ECU identifica se uma das portas traseiras será aberta. Caso isso não ocorra e o veículo seja trancado pelo proprietário, um alerta sonoro dispara para lembrar o motorista de abrir as portas posteriores e checar se não se esqueceu de nada.

O alerta pode ser desativado pelo motorista e envolve apenas uma nova programação na ECU do carro. Ela não inclui um sensor de peso nos bancos traseiros, ou seja, caso a criança ou animal seja colocado a partir dos assentos dianteiros, o dispositivo não funcionará.

Continua após a publicidade

A Nissan dos Estados Unidos lançou um vídeo explicando como a novidade funciona:

Publicidade