Lançado em 2010, o Nissan Leaf é um dos carros elétricos de série mais longevos. Portanto, é através dele que obtemos respostas para questões que só aparecem após anos de uso, como o estado e destinação das baterias.
Recentemente, a Nissan divulgou relatórios que constataram desempenho surpreendente: quase todas as unidades mais antigas ainda usam as baterias originais, que podem exceder a vida-útil dos carros em até 12 anos. Mesmo assim, a japonesa já busca soluções para quando for a hora de substituir tais células.
Em parceria com a conterrânea JVC Kenwood, a fabricante lançou uma central elétrica portátil, que utiliza exclusivamente baterias retiradas dos Nissan Leaf. Ainda que não sirvam mais para as necessidades de um veículo elétrico, elas atendem demandas mais leves, como alimentar ferramentas, geladeiras, fogões portáteis e outros aparelhos.
A Nissan garante que nenhum aspecto de segurança das células foi comprometido, e oferece 3 anos de garantia ao comprador. O powerbank gigante tem capacidade de 633 Wh, suficiente para recarregar um iPhone cerca de 50 vezes. Além de duas tomadas de 100 V, com potência máxima de 900 W, há duas entradas USB-C, uma USB-A e até um acendedor de cigarros.
Para recarregar a central elétrica, são necessárias 9h30 na tomada. O aparelho pode ser utilizado por 2.000 ciclos e funciona entre -20º C e 60º C, com garantia de perda residual de carga mesmo após longos períodos de inatividade (após um ano guardada, a peça de 14 kg ainda mantém 84% da energia armazenada).