A Nissan comemora uma década de presença no Brasil com uma série especial da Frontier, primeiro modelo da marca a ser produzido na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Sem grandes mudanças, a picape teve um retoque de estilo no para-choque dianteiro e na grade do radiador, ganhou novo jogo de rodas e upgrade na lista de equipamentos.
A série comemorativa SL 10 Anos é baseada na SV Attack, com opções de tração 4×2 e 4×4 e câmbio manual, e SL 4×4 com transmissão automática. Todas utilizam o mesmo motor turbodiesel 2.5 de 190 cv. Os preços partem de 95 990 reais para a SV 4×2 e chegam aos 124990 reais na versão topo de linha. Só as versões 4×4 desenvolvem 190 cv. Embora todas utilizem o mesmo motor, as 4×2 geram 163 cv a 3600 rpm.
Um dos novos atributos é a adição do controle de tração e estabilidade, que corta o acelerador e atua nos freios quando a traseira perde a trajetória. O limitador também contém os exageros no trato com o pedal direito, evitando derrapagens em pisos escorregadios.
A versão SL tem rodas de 18 polegadas de liga leve, enquanto a SV Attack utiliza peças de 16, mas apenas a SV tem lanternas traseiras com máscara negra. Internamente, mudaram o painel de instrumentos e os controles do ar-condicionado. O condicionador passou a ser digital de duas zonas. Na versão mais cara foi adotada a chave presencial I-Key, que pode ficar dentro do bolso do condutor ao abrir as portas ou ligar o motor.
Um novo sistema de áudio foi integrado à câmera de ré, cujas imagens são exibidas no monitor no centro do painel. O recurso ajuda, mas a tela pequena dificulta a visualização, sobretudo quando a manobra é feita em locais escuros. Poderia ter tela maior e um alerta sonoro complementar. Agora há comandos do
som no volante e piloto automático.
Os novos equipamentos são bem-vindos e ajudam a superar a Toyota Hilux, mas não são suficientes para bater a Amarok e as novas S10 e Ranger. A Nissan precisará mais do que de pôneis malditos para voltar a chamar atenção.
Picape trocou de volante e ganhou equipamentos de série, como câmera de ré integrada ao som, ar-condicionado digital de duas zonas e chave do tipo presencial. Motor da versão 4×4 é um turbodiesel de 190 cv. Roda exclusiva da nova versão comemorativa.
VEREDICTO
Tem visual robusto e agrada ao dirigir. Custa 5 000 reais a menos que s10, Amarok e ranger, mas a economia não compensa.
Motor | dianteiro, 4 cilindros, longitudinal, 16v, 2488 cm3, turbo |
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Potência | 190 cv a 3600 rpm |
Torque | 45,8 mkgf a 2000 rpm |
Câmbio | automático, 5 marchas, 4×4 |
Dimensões | comprimento, 523 cm; largura, 185 cm; altura, 178 cm; entre-eixos, 320 cm |
Peso | 2082 kg |
Equipamentos | câmera de ré, rodas de liga de 18 pol., ar de duas zonas e controle de estabilidade |