QUATRO RODAS noticiou, ontem, que a produção dos Chevrolet Onix e Onix Plus foi paralisada na fábrica de Gravataí (RS). A General Motors negou a informação, assim como o Diretor de Assuntos Administrativos do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra), Valcir Ascari, com o quem só conseguimos contato hoje. Mas há problemas e os Onix e Onix Plus estão perdendo equipamentos por isso.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
As fontes ouvidas por QUATRO RODAS não haviam sido precisas ao afirmar que a produção dos compactos foi interrompida. Pessoas ligadas a concessionárias em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul relatam que não recebem carros há semanas e que não há carros sendo faturados, exatamente como aconteceu nos períodos em que a produção na fábrica esteve suspensa.
“Para a rede a fábrica está parada. Do que adianta produzir se não estão faturando os carros?”, contesta o funcionário de uma concessionária do Rio de Janeiro.
Outra fonte reforçou a falta de disponibilidade de carros: “Para o varejo até pode ter carro à venda, pois eles já foram faturados e entregues. Mas para as vendas diretas e novos pedidos a informação que se tem é que ficaremos sem novos faturamentos em junho e julho, voltando ao normal apenas em agosto”.
Onix e Onix Plus perderam quase toda a conectividade
Confirmando rumores relatados no texto original, a Chevrolet já enviou aos concessionários uma nova listagem de equipamentos de série para Onix e Onix Plus 2023. A principal mudança é que todas as versões passam a ter Bluetooth e Android Auto como opcionais, ainda que permaneçam com a central multimídia MyLink de 8 polegadas.
O Apple Carplay continua disponível, mas apenas via cabo: a conectividade sem fio foi perdida. Isso vale para todas as versões: LT, LTZ, RS e também a topo de linha Premier. Versões com Wi-Fi também ficariam sem o equipamento de série.
É a mesma estratégia que a Chevrolet adotou para o ar-condicionado automático digital para o Onix Premier. Com o componente constando como opcional, a fabricante pode voltar a produzir unidades com todos os sistemas quando tiver os componentes disponíveis.
Procurada pela reportagem, a Chevrolet enviou o seguinte posicionamento:
‘’A cadeia global de suprimentos ainda tem demonstrado imprevisibilidade no fornecimento de componentes, com impactos pontuais na indústria automotiva mundial. Estamos trabalhando ativamente com nossos fornecedores para mitigar potenciais paralisações na produção e buscar alternativas no intuito de otimizar o prazo de entrega dos produtos aos nossos clientes. Por isto, temporariamente, versões dos modelos Onix, Onix Plus e Tracker terão novos pacotes de vendas, mais acessíveis, sem dispor de determinadas funcionalidades do multimídia. A GM informa ainda que será possível a aquisição futura pelo cliente de um novo modulo capaz de habilitar estas funcionalidades. Neste momento, porém, não temos previsão do prazo para a comercialização deste componente’’.