Abril Day: Revista em casa a partir de 9,90

Negócio clássico

Venda de antigos envolve paixão e raridades que chegam a 700 mil reais

Por André Paixão
Atualizado em 9 nov 2016, 12h58 - Publicado em 6 jan 2014, 17h28
classicos

Encontrar lojas de seminovos em São Paulo é quase tão fácil como achar uma padaria. Há centenas de multimarcas, com ofertas dos mais variados modelos e preços. Porém, se você busca um carro antigo, a história é outra. Apesar de ser um mercado pequeno, ele está em crescimento, seja pelo interesse do público, seja pela oferta de carros. A mais recente novidade no setor é a abertura da Mille Duke Universo Marx, em Moema. Com sua estreia, São Paulo chega a cinco lojas especializadas, que reúnem um estoque de centenas de opções, com valores que vão de módicos 20 000 reais a impressionantes 500 000 reais, quase o preço de um Porsche 911 zero.

Inaugurada em maio, a Mille Duke tem como um dos sócios Maurício Marx. “Meu pai era colecionador e desde pequeno eu brincava com carrões em vez de carrinhos”, conta o empresário. Apesar de a loja ser recente, Maurício não é novo no ramo: já comercializa antigos desde 1999. A ideia de criar um espaço para expor e vender veículos de forma mais profissional surgiu quando o atual sócio de Marx o procurou com a intenção de começar um novo negócio. “É mais do que um espaço para venda de carros: aqui eu recebo meus amigos”, diz Maurício.

Ao contrário de uma concessionária ou loja multimarcas, um comércio de antigos não costuma ter giro muito grande. Na Mille Duke, a média é de três a cinco veículos vendidos por mês, com faixas de preço variadas. Hoje o modelo mais barato no seu estoque é um Ford Maverick 1976, por 37 000 reais, enquanto o mais caro é um Mercedes 190 SL 1959, de 450 000 reais. Caso nenhum deles agrade ao cliente, é possível ainda “encomendar” um carro específico. “Como nasci entre pessoas que gostam de automóveis antigos, para mim é muito fácil encontrar um modelo raro”, diz.

Além dos clássicos, Maurício tem uma oficina de restauração em Cotia, na Grande São Paulo, e alguns carros na sua coleção particular. Porém, há dois veículos que o empresário não vende de jeito nenhum: uma Kombi picape cabina dupla 1964 e uma Romi-Isetta 1957. “Já me ofereceram o dobro do valor, mas eles eu não vendo”, conta.

650_cad_03.jpeg

Mais antiga que a Mille Duke, a Private Collections conta com visual e estrutura semelhantes aos de uma grande concessionária – afinal ela fica na Avenida Europa, reduto das lojas de carros de luxo de São Paulo. Entre os clientes ilustres, há artistas e pilotos. Foi uma deles que rendeu uma das histórias mais curiosas da loja. Um ex-campeão mundial de F-1 encomendou um Cadillac 1959 conversível. “Ele deu uma volta e me ligou dizendo que fecharia negócio, mas que precisaria de um boné, pois viajaria 1 000 km com o carro”, diz Ricardo Robertoni, dono da Private. “Recomendei que o levasse numa prancha, pois, apesar das boas condições do carro, é uma viagem longa. Ele não aceitou, mas enviei um caminhão para segui-lo. Quando chegou lá, ele me telefonou empolgado dizendo que o Cadillac era ótimo.”

Continua após a publicidade

O acervo da Private é recheado, com modelos comoVW TL S 1972, de 25 000 reais, e DMC DeLorean 1981, que sai por 165 000 reais. Mas a grande estrela é um Mercedes-Benz 280 SE Cabriolet 1971.

Ricardo não divulga o preço, mas, segundo uma fonte próxima, está avaliado em 700 000 reais, por ser uma versão com apenas 1 200 unidades produzidas e estar num estado de conservação digno de concurso internacional. Além das vendas na loja, a Private também aposta em outra modalidade de negócio, popular nos EUA. “Fizemos uma parceria com o canal Terra Viva e vamos começar a vender carros numa espécie de leilão pela TV, em que o dono pode comprar o carro sem sair de casa”, conta Robertoni.

650_cad_02.jpeg

Uma das primeiras lojas do ramo, a Jardineira existe desde os anos 70, fundada por Assadur Mekhitarian, na Vila Prudente. “Na época, o mercado de carros antigos, assim como o de peças, era muito mais restrito”, conta o filho de Assadur, André, que hoje administra com o pai a loja localizada na Avenida dos Bandeirantes. Entre os 12 modelos expostos, o mais raro é um Jaguar Mark I 1958. “Um médico comprou esse carro zero-quilômetro na época e só conseguiu rodar 600 km antes de morrer. Depois, ele ficou parado todos esses anos”, afirma. Após passar por uma revisão, o Jaguar já está disponível a qualquer um que esteja disposto a desembolsar 400 000 reais. “Mas aqui também há opções mais populares, como Fusca, que varia entre 20 000 e 25 000 reais”, diz.

Outro negócio que passou de geração a geração é a JS Autos Antigos, na Mooca. Tudo começou há 50 anos, quando Romeu Siciliano montou uma loja de antigos no bairro. Anos depois, nasceu seu filho, João, que desde criança passou a frequentar o espaço. “Com 16 anos, meu pai me deu uma filial para cuidar”, conta João Siciliano. Com a morte do pai, em 2008, ele unificou as duas lojas da família em um único espaço, na Rua da Mooca. A JS oferece cerca de 50 opções, com preços que começam em 14000 reais – pedidos por um Fiat 147 ano 1979 – e terminam em duas raridades avalia- das em 430 000 reais.A primeira é um Buick Roadmaster 1951, cuja produção contou com menos de 500 unidades. A outra, um raro Horch Phaeton 1931, mas que exige uma restauração.

Continua após a publicidade

Entre tantos veículos antigos que passaram pelas suas mãos, um deles tem importância especial para João. O Ford Coupe 1930 é o xodó do proprietário da loja. “Quando era criança, meu pai me levava para passear num desses. Tanto que, quando encontrei um, logo comprei”, diz. O Fordinho é o único carro antigo da loja que não está à venda. “Ele tem um valor sentimental.”

650_cad_04.jpeg

ESTRELAS DO PASSADO DAS LOJAS DMC DELOREAN 1981

R$ 165 000

FERRARI 308 GTB

R$ 220 000

CORVETTE STING RAY 1964

R$ 285 000

Continua após a publicidade

BUICK ROADMASTER 1951

R$ 430 000

HORCH PHAETON 1939 (para restaurar)

R$ 430 000

MERCEDES 190 SL 1959

R$ 450 000

MERCEDES 280 SE CABRIOLET 1971

R$ 700 000

CLÁSSICOS POPULARES FIAT 147 1979

R$ 14 000

Continua após a publicidade

VW FUSCA 1972

R$ 16 000

VW FUSCA 1968

R$ 18 000

BMW 520 1974

R$ 20 000

VW TL S 1972

R$ 29 000

MERCEDES 350 SE 1975

R$ 35 000

Continua após a publicidade

CHEVROLET C-10 1972

R$ 40 000

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.