Mundial de Superbike: Rea e Guintoli faturam
Com tempo instável na Holanda, nenhum favorito no pódio
A terceira etapa do Mundial de Superbike realizada em Assen, na Holanda, foi de tirar o fôlego. O final de semana começou frio e chuvoso. Nos raros momentos em que a pista ficou seca – durante os treinos – os favoritos mostraram seu valor, mas era só molhar um pouco o asfalto que pilotos novos e de equipes privadas apareciam como os mais rápidos.
Pouco antes da largada para a primeira bateria, a pista estava seca e os pilotos foram para o grid com pneus slick. Tom Sykes da Kawasaki tinha feito a pole com pista seca e durante as primeiras voltas da corrida brigava com a dupla da BMW – Marco Melandri e Leon Haslam – pela liderança. Sykes, demorou para sinalizar aos comissários que a pista estava molhando e acabou caindo. A chuva começou e a prova foi paralisada para que os pilotos trocassem pneus e acertassem suas motos para pista molhada.
Na relargada, restando apenas 9 voltas para o término, as posições foram bem alteradas. Melandri perdeu rendimento, muita gente caiu e um regular e um talentoso Sylvain Guintoli venceu pela primeira vez com a Ducati da equipe Effenberty. David Giugliano, estreante na categoria, tirou o segundo lugar de Carlos Checa a poucos metros da linha de chegada. E assim deu três Ducati no pódio da primeira bateria.
Na segunda bateria, já com pista seca, esperava-se mais dos favoritos como Checa, Biaggi e Sykes, mas eles não foram muito felizes.
Checa errou na escolha de pneu e teve de parar para substitui-los. Sykes errou, foi passear na grama e terminou em sexto e Biaggi, se recuperando da péssima posição em que largou (17°) não conseguiu nada melhor que um oitavo.
O checo Jackub Smrz largou na ponta e liderou boa parte da prova, mas seu companheiro de equipe – Guintoli – estava num dia inspirado, veio com vontade e trouxe Jonathan Rea junto. No final, Smrz acabou caindo quando estava em terceiro, deixando caminho livre para Eugene Laverty da Aprilia, subir ao pódio. A briga pela liderança ficou entre Jonathan Rea e Guintoli. Rea que já está costumado a vencer em Assen venceu mesmo numa atípica condição de pista, e Guintoli mais uma vez subiu ao pódio, desta vez em segundo.
Com esse resultado, o sortudo Biaggi que fez apenas um quarto e um oitavo, assumiu a ponta do campeonato com 92 pontos, apenas um na frente de Carlos Checa.
Na Supersport, com pista úmida, deu Lorenzo Lanzi com Honda CBR 600RR privada em primeiro, o turco Kenan Sofuoglu da Kawasaki chegou em terceiro e um russo estreante chamado Vladimir Leonov terminou em terceiro com uma Yamaha R6.
Os brasileiros Philippe Thiriet e Danilo Lewis que competem na categoria Superstock 1000 de Kawasaki ZX-10R, terminaram em décimo quarto e décimo quinto respectivamente. O vencedor foi mais uma vez Sylvain Barrier de BMW S 1000RR. Duas Ducati Panigale completaram o pódio, com os italianos Lorenzo Salvadori e Eddi La Marra.
1ª Bateria WSBK
1 Guintoli S. (FRA) Ducati 1098R 18’38.395 (131,582 k/h)
2 Giugliano D. (ITA) Ducati 1098R 2.633
3 Checa C. (ESP) Ducati 1098R 3.031
4 Biaggi M. (ITA) Aprilia RSV4 Factory 3.927
5 Laverty E. (IRL) Aprilia RSV4 Factory 4.374
6 Fabrizio M. (ITA) BMW S1000 RR 11.359
7 Smrz J. (CZE) Ducati 1098R 26.412
8 Canepa N. (ITA) Ducati 1098R 37.562
9 Melandri M. (ITA) BMW S1000 RR 49.896
10 Mercado L. (ARG) Kawasaki ZX-10R 1’08.847
11 Berger M. (FRA) Ducati 1098R 1’11.760
12 Aoyama H. (JPN) Honda CBR1000RR 1’13.988
13 Salom D. (ESP) Kawasaki ZX-10R 1’27.019
14 Zanetti L. (ITA) Ducati 1098R
15 Aitchison M. (AUS) BMW S1000 RR
2ª Bateria WSBK
1 Rea J. (GBR) Honda CBR1000RR 36’45.936 (163,072 k/h)
2 Guintoli S. (FRA) Ducati 1098R 2.819
3 Laverty E. (IRL) Aprilia RSV4 Factory 12.638
4 Melandri M. (ITA) BMW S1000 RR 12.762
5 Haslam L. (GBR) BMW S1000 RR 12.764
6 Sykes T. (GBR) Kawasaki ZX-10R 20.393
7 Badovini A. (ITA) BMW S1000 RR 36.317
8 Biaggi M. (ITA) Aprilia RSV4 Factory 37.747
9 Giugliano D. (ITA) Ducati 1098R 41.350
10 Fabrizio M. (ITA) BMW S1000 RR 43.930
11 Hopkins J. (USA) Suzuki GSX-R1000 57.515
12 Salom D. (ESP) Kawasaki ZX-10R 1’32.593
13 Aoyama H. (JPN) Honda CBR1000RR 1’33.576
14 Camier L. (GBR) Suzuki GSX-R1000
15 Mercado L. (ARG) Kawasaki ZX-10R
16 Aitchison M. (AUS) BMW S1000 RR
17 Checa C. (ESP) Ducati 1098R
Supersport
1. Lorenzo Lanzi ITA ProRace Honda CBR600RR 21 voltas
2. Kenan Sofuoglu TUR Kawasaki DeltaFin ZX-6R +12.054s
3. Vladimir Leonov RUS Yakhnich Yamaha YZF-R6 +14.460s
4. Broc Parkes AUS Ten Kate Honda CBR600RR +23.884s
5. Alex Baldolini ITA Power Team Suriano Triumph 675 +47.063s
6. Jules Cluzel FRA PTR Honda CBR600RR +49.755s
7. Andrea Antonelli ITA Lorini Honda CBR600RR +53.850s
8. Twan Van Poppel NED TRG Yamaha YZF-R6 +1m 42.505s
9. Roberto Tamburini ITA Lorini Honda CBR600RR +1m 53.053s
10. Stuart Voskamp NED Konvi Suzuki GSX-R600 +1m 57.442s
11. Romain Lanusse FRA Intermoto Step Kawasaki ZX-6R +1m.57.690s
12. Thomas Caiani SUI Kuja Honda CBR600RR +2m 03.555s
13. Patrick Jacobsen USA Bogdanka Honda CBR600RR +1 volta
14. Luca Marconi ITA VFT Yamaha YZF-R6 +1 volta
15. Sheridan Morais RSA Kawasaki DeltaFin ZX-6R +1 volta
Superstock 1000
1 Barrier S. (FRA) BMW S1000 RR 13’34.645 (160,573 k/h)
2 Savadori L. (ITA) Ducati 1199 Panigale 0.732
3 La Marra E. (ITA) Ducati 1199 Panigale 0.823
4 Baz L. (FRA) Kawasaki ZX-10R 3.525
5 Reiterberger M. (GER) BMW S1000 RR 3.962
6 Baroni L. (ITA) BMW S1000 RR 4.264
7 Guarnoni J. (FRA) Kawasaki ZX-10R 10.834
8 Bergman C. (SWE) Kawasaki ZX-10R 11.402
9 Bussolotti M. (ITA) Ducati 1098R 11.620
10 Lussiana M. (FRA) Kawasaki ZX-10R 20.351
11 Coghlan K. (GBR) Ducati 1199 Panigale 20.480
12 Chmielewski A. (POL) Ducati 1098R 31.572
13 Pagaud R. (FRA) Kawasaki ZX-10R 52.720
14 Thiriet P. (BRA) Kawasaki ZX-10R 59.775
15 Lewis Da Silva D. (BRA) Kawasaki ZX-10R 59.983