Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Motores 1.0 e 1.3 turbo flex da Renault agora são fabricados no Brasil

Motor já conhecido no nosso mercado agora será fabricado em Curitiba, pela Horse, junto ao 1.0 turbo que equipa o Renault Kardian

Por Lucas Parente
Atualizado em 7 set 2024, 14h05 - Publicado em 7 set 2024, 13h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Agora os motores 1.0 turbo e 1.3 turbo usados pela Renault são fabricados no Brasil. Enquanto o 1.0 turbo flex do Renault Kardian tem seu índice de nacionalização sendo ampliado desde o início do ano, agora é o motor 1.3 turbo flex usado por Duster e Oroch que começa a ser feito no Brasil.

    Quem está por trás da produção é a Horse Powertrain, uma nova empresa criada como uma join venture entre a Renault e a Geely que uniu as respectivas divisões de motores a combustão em uma única empresa para fornecer motores para todas as marcas dos dois grupos: Nissan, Mitsubishi, Volvo, Lynk&Co, Dacia e Proton, além de outras empresas. A brasileira Lecar, por exemplo, já afirmou que utilizará o 1.0 turbo em seu modelo híbrido.

    oroch
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

     

    A fábrica da Horse no Brasil fica em Curitiba (PR) e o início da produção do motor 1.3 turbo no Brasil evita a importação dos motores prontos da fábrica de Valladolid, na Espanha. Vale lembrar que esse motor também é usado por versões dos Mercedes-Benz Classe A, GLA e CLA.

    novo lecar 459_page-0004
    Lecar 459 é primeiro modelo da nova montadora brasileira (Lecar/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    A unidade 1.0, que tem como codinome ‘HR10’, possui três cilindros turboalimentados e pode gerar até 125 cv e 22,4 kgfm. Com o codinome ‘HR13’, está o motor 1.3 turbo de quatro cilindros. Ele oferece uma potência maior, de 170 cv, e um torque de 27,5 kgfm.

    Motor 1.3 turbo usado por Duster e Oroch
    Motor 1.3 turbo usado por Duster e Oroch (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Ambas unidades de potência possuem revestimento Diamond-Like Carbon (DLC) nas partes móveis do cabeçote do cilindro, anéis e pinos do pistão inspirados na Fórmula 1. Segundo a marca, isso reduz o atrito e gera maior eficiência de combustível.

    Continua após a publicidade
    Renault Kardian
    Renault Kardian (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Além disso, há outros recursos visando a economia de combustível, como tratamento de superfície com polímero redutor de atrito para os componentes do virabrequim e um sistema Start/Stop que pode desligar o moto antes mesmo do veículo parar, aumentando a eficiência.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Polo da Horse em Curitiba
    Polo da Horse em Curitiba (Horse/Divulgação)

    A planta da Horse em Curitiba recebeu um investimento de R$ 100 milhões. A fábrica terá capacidade de produzir 500.000 motores anualmente.

    A nacionalização desses motores também já prevê a produção de versões eletrificadas para futuros lançamentos da Renault, como o SUV médio que será fabricado no Brasil a partir de 2025 e a picape Niagara, que será fabricada na Argentina a partir de 2027. Ambos serão híbridos flex, assim como futuras versões do Kardian.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.