O menor motor turbo da Ford, o EcoBoost 1.0, foi a unidade a gasolina turbocharged mais vendida da Europa na primeira metade do ano, segundo dados da empresa. O que isto significa é que um em cada cinco veículos Ford vendidos na Europa contava com o pequeno bloco de três cilindros.
A Ford vendeu cerca de 120 mil veículos equipados com o EcoBoost 1.0 nos primeiros seis meses do ano, em comparação com os 104.000 no primeiro semestre de 2013, representando um aumento de mais de 15%. O motor foi montado para 47% de todos os modelos B-MAX vendidos e tornou-se 33% das vendas do Focus e 30% das vendas do Fiesta.
Lançado na Europa em 2012 para o Focus compacto, o EcoBoost 1.0 também já está disponível para Fiesta, B-MAX, EcoSport, C-MAX e Grand C-MAX, Tourneo Connect, Tourneo Courier, Transit Connect e Transit Courier.
“Os clientes estão claramente aproveitando os benefícios de um pequeno motor que oferece grande economia de combustível, sem comprometer a refinamento ou desempenho”, disse Barb Samardzich, diretora de operações da Ford Europa. “A gama de modelos que oferecem o motor EcoBoost 1.0 vai subir para 11, quando o novo Mondeo for lançado nos próximos meses, e a nova versão de 140 cavalos no Fiesta Red e Black Editions (foto) mostra que há ainda mais potencial, “acrescentou.
Na forma padrão, o motor EcoBoost 1.0 produz 100 cv, mas também é oferecido em uma versão mais poderosa com 125 cv. Em junho deste ano o motor foi eleito o “Motor do Ano” em 2014.