Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Maior motor do mundo usa diesel e gera 110.430 cv a 100 rpm

Feito para os maiores navios do mundo, finlandês Wärtsilä RT-flex96C redefine ordem de grandeza dos motores a diesel

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 23 nov 2024, 13h16 - Publicado em 11 jun 2021, 11h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • maior motor do mundo 3
    O RT-flex96C existe em diferentes versões, indo de seis a 14 cilindros. (Divulgação/Internet)

    Esqueça tudo que você já viu neste site sobre motores poderosos, pois o RT-flex96C, da Wärtsilä Corporation, faz qualquer outro concorrente parecer um motor de subcompacto diante de sua extravagância e exagero.

    Ele é nada mais nada menos que o maior e mais potente motor a diesel do mundo, também atingindo patamares astronômicos em outros aspectos. Claro que, com suas 2.300 toneladas, ele não é feito para caminhões ou grandes picapes, mas gigantescos navios mercantis que transportam contêineres e petróleo pelos oceanos.

    Dois-tempos, o motor é um turbodiesel de 25.480 litros e 14 cilindros, em atividade desde 2006. À época de sua concepção, eram raros motores navais com mais de 12 cilindros, mas a finlandesa Wärtsilä, percebendo que o crescimento das novas embarcações demandaria força até então inédita, escolheu ousar.

    Continua após a publicidade
    maior motor diessel do mundo
    Esse motor possui torque duas mil e cem vezes maior do que o motor do Scania 770 S V8, o caminhão mais potente do mundo. (Reprodução/Internet)

    Para ter uma noção do tamanho, o RT-flex96C tem altura equivalente à de um prédio de quatro andares: ao todo são 13,5 metros de altura por 26 de comprimento.

    Fazendo jus à sua vocação, o motor entrou em serviço no maior navio mercantil do mundo, o Emma Mærsk, de 397 metros de comprimento e capacidade para mais de 14 mil contêineres. Para conseguir mover tanto peso, o RT-flex96C produz insanos 110.430 cv e 775.376 kgfm, criados pela queima de diesel marítimo ou óleo combustível pesado.

    Continua após a publicidade

    Outro número extravagante — dessa vez para menos — são as rotações por minuto. Comparado aos motores convencionais, o colosso gira em bem lento: cerca de 92 a 108 rpm, com redline em míseros 120 rpm. Segundo a fabricante, os pistões se movem em uma velocidade de 8,5 m/s e cada um mede 6,6 metros e pesa 5,5 toneladas.

    O motor não só é o maior, como também o mais potente motor a diesel do mundo.
    O motor não só é o maior, como também o mais potente motor a diesel do mundo. (Divulgação/Internet)

    O projeto do RT-flex96C foi baseado no homônimo de 12 cilindros e no RTA96C, da década de 1990. A companhia aproveitou criações anteriores para economizar tempo e custo mas adicionou melhorias como injeção direta tipo Common-Rail e aproveitamento do calor residual em geradores elétricos auxiliares.

    O Emma Mærsk, ex-maior navio do mundo, foi o primeiro a receber o motor Wärtsilä RT-flex96C
    O Emma Mærsk, ex-maior navio do mundo, foi o primeiro a receber o motor Wärtsilä RT-flex96C (Reprodução/Internet)
    Continua após a publicidade

    Amplamente adotado pela fabricante desde então, o Common-Rail vai além da economia de combustível e traz vantagens como redução de custos de manutenção e, principalmente, operação sem fumaça.

    No ano passado, o sistema ganhou mais um upgrade. Entre as novidades estão novo design e a utilização materiais mais resistentes, que segundo a Wärtsilä, são mais eficientes ao evitar fugas e aumentam a vida útil do motor.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.