Mercado: Renegade encosta no HR-V; EcoSport vai ficando para trás
Apenas 70 unidades separaram SUVs da Jeep e Honda nas vendas de setembro
A crise que aflige o mercado automotivo brasileiro em 2015, com queda acumulada de 21,73% nas vendas na comparação com o ano passado, não está sendo barreira para dois modelos do segmento dos utilitários esportivos. Lançados durante este ano, Honda HR-V e Jeep Renegade não apenas têm batido suas melhores marcas mês a mês como conseguiram um feito em setembro: superaram a média-recorde mensal do segmento.
Desde que foi lançado no Brasil, em 2003, o Ford EcoSport só perdeu a liderança no acumulado anual entre os SUVs em uma oportunidade – em 2012, quando o Renault Duster foi o mais vendido. Foi o momento de transição para sua nova geração, que chegou fazendo muito barulho. Prova disso foi o resultado obtido no ano seguinte: 66.095 unidades negociadas ao longo dos 12 meses, recorde que resiste até hoje, com média de 5.508 emplacamentos mensais.
Dois anos depois, com um mercado bem mais retraído, HR-V e Renegade conseguiram o que parecia pouco provável. O modelo da marca japonesa, que já é o mais vendido utilitário do país em 2015, teve 5.747 unidades comercializadas em setembro, enquanto o SUV da Jeep, após um início de vendas caudicante, ficou apenas um pouco atrás, com 5.676 emplacamentos.
Ambos têm pontos em comum: são projetos modernos e globais, são produzidos no Brasil e demoraram ao menos um mês para embalar no mercado nacional. O HR-V foi lançado oficialmente no fim de março e, em abril, teve apenas 2.382 emplacamentos. Já no mês seguinte, as vendas mais do que dobraram, chegando a 4.957 exemplares. O Renegade desembarcou nas lojas no dia 10 de abril, mês em que teve 575 emplacamentos; em maio, pulou para 2.492, e ganhou mais destaque mesmo em julho, com 4.028.
Com o fechamento dos números de setembro, a primeira posição do HR-V parece inquestionável. Já são quase sete mil unidades de distância em relação ao EcoSport, ainda vice-líder (33.183 a 26.357). Ainda, porque é bem possível que o Renegade tenha fôlego para assumir a vice-liderança do acumulado no ano. Levando em conta que a vantagem do utilitário da Jeep foi superior a três mil exemplares em setembro, é razoável projetar que a diferença de 5,8 mil unidades (20.513 do Renegade) seja tirada até o final de 2015.
É interessante também notar que as vendas do EcoSport não tiveram queda acentuada ao longo do ano. O que ocorre é muito mais um avanço da concorrência, provavelmente abocanhando vendas que até então estavam distribuidas por outros segmentos. Veja abaixo uma lista com a evolução das vendas dos quatro principais SUVs do mercado brasileiro desde maio (primeiro mês cheio de vendas do Renegade):
MaioHonda HR-V – 4.997 unidades
Ford EcoSport – 2.824
Renault Duster – 2.516
Jeep Renegade – 2.492
Junho
Honda HR-V – 5.229 unidades
Renault Duster – 3.482
Jeep Renegade – 3.059
Ford EcoSport – 2.628
Julho
Honda HR-V – 4.429 unidades
Jeep Renegade – 4.028
Renault Duster – 3.198
Ford EcoSport – 2.890
Agosto
Honda HR-V – 5.435 unidades
Jeep Renegade – 4.598
Renault Duster – 3.005
Ford EcoSport – 2.965
Setembro
Honda HR-V – 5.747
Jeep Renegade – 5.676
Renault Duster – 2.698
Ford EcoSport – 2.655
VEJA MAIS:
– Teste: Honda HR-V EXL– Teste: Jeep Renegade Trailhawk 4×4
– Teste: Ford EcoSport 1.6 Powershit