Mercado de carros da China dobrará em 2019, diz estudo
Europa e EUA expandirão com dificuldade
De acordo com um estudo dos consultores da PwC publicado nesta quinta-feira (29), o mercado de automóveis global continuará crescendo nos próximos anos graças à ajuda da China, particularmente. O mercado chinês de automóveis deve praticamente dobrar em 2019.
Segundo a agência de notícias AFP, os consultores da PwC estimaram que as vendas de automóveis atingirão 27,7 milhões de unidades na China no ano de 2019, comparado aos 15,8 milhões em 2012. Em 2013 é provável que as vendas atinjam 18,1 milhões de unidades.
“Enquanto as vendas de automóveis e caminhões leves deve dobrar na China entre 2012 e 2019, os mercados de carros na Europa e nos Estados Unidos irão se expandir, mas o número de registros alcançará os níveis anteriores apenas com dificuldade”, disse a PwC em um novo estudo.
Feliz Kuhnert, chefe da divisão de automóveis da PwC na Alemanha e Europa, afirmou que na China, assim como em outros países em desenvolvimento, existe mais espaço para o mercado de carros crescer, isso porque mais pessoas estão em uma posição em que podem comprar seu primeiro carro.
Na Europa as vendas devem se estabilizar na segunda metade deste ano, podendo registrar até mesmo um pequeno crescimento, com uma estimativa de venda de 12,1 milhões de veículos em 2013 e 14,9 milhões em 2019. Nos EUA o aumento deve ser de 15,4 milhões de veículos para 16,7 milhões.
“Os mercados de automóveis em países ocidentais industrializados estão amplamente saturados”, disse Kuhnert. O crescimento possivelmente será proveniente de pessoas que precisam substituir seus carros, ou seja, representará uma compra que foi adiada até então devido à crise da economia.
Para finalizar, o estudo da PwC concluiu que, para atender à demanda global, a produção no mundo deve se expandir em 25,5 milhões de veículos a 104,7 milhões em 2019, somando-se a isso uma capacidade de produção em mercados de rápido crescimento, como o da China e de outros países em desenvolvimento da Ásia.