PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

McLaren usará tecnologia ‘extraterrestre’ em futuros superesportivos

Responsável por dar fama à Área 51, a misteriosa Skunk Works será parceira da McLaren no desenvolvimento de softwares para futuros superesportivos

Por Eduardo Passos
14 dez 2022, 02h00
McLaren se juntará à quase-mítica Skunk Works para desenvolver novas tecnologias
McLaren se juntará à quase-mítica Skunk Works para desenvolver novas tecnologias (Divulgação/McLaren)
Continua após publicidade

Para elevar seus novos carros a um patamar “de outro planeta”, a McLaren anunciou uma parceria com a fabricante de algumas das aeronaves mais secretas e brilhantes da história, frequentemente confundidas com aparato alienígena. A fabricante inglesa informou em nota que usará a tecnologia da Skunk Works, braço da Lockheed Martin, em seus superesportivos, de forma ainda desconhecida.

Sempre cercada de mistérios, a Skunk Works foi criada no auge da Segunda Guerra Mundial, a fim de desenvolver um avião de caça a jato para os Estados Unidos. Para evitar o vazamento desse importante segredo militar, a divisão passou a funcionar quase como um ramo à parte do resto da Lockheed Martin.

Apresentação da parceria envolveu um McLaren Artura e o avião criado pela Skunk Works para o filme Top Gun: Maverick
Apresentação da parceria envolveu um McLaren Artura e o avião criado pela Skunk Works para o filme Top Gun: Maverick (Divulgação/McLaren)

Seu nome pode ser traduzido em algo como “trabalho de gambá”, e faz referência ao mau cheiro que exalava em uma fábrica de produtos químicos ao lado da primeira sede — uma tenda de circo improvisada em Burbank, Califórnia.

Continua após a publicidade
Avião mais rápido já feito, SR-71 Blackbird é cria da Skunk Works
Avião mais rápido já feito, SR-71 Blackbird é cria da Skunk Works (Judson Brohmer/Força Aérea dos Estados Unidos)

Após a guerra, entretanto, a Skunk Works atingiu um novo patamar de mistério, à medida que ia desenvolvendo aeronaves extremamente secretas, sempre com equipes pequenas e segredos guardados até de altos funcionários da Lockheed e do governo norte-americano.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Lockheed F-117 Nighthawk
Lançado em 1981, F-117 Nighthawk foi constantemente confundido com naves espaciais em seus primeiros flagras (Aaron Allmon II/Força Aérea dos Estados Unidos)

De tão avançados, aparelhos como o SR-71 Blackbird (avião mais rápido da história) ou o icônico Bombardeiro U-2 eram eventualmente flagrados e especulados como óvnis. Dessa confusão vem a fama de locais como a Área 51.

Segundo a McLaren, a parceria busca desenvolver uma “metodologia futurística de design”, sem a fabricante explicar a fundo o que isso significa. O projeto focará em trazer, para o mundo dos automóveis, tecnologias desenvolvidas para a aviação militar, sempre avaliando a funcionalidade e viabilidade econômica de tais funções.

Continua após a publicidade
F-22 Raptor, também da Skunk Works, é avião de caça virtualmente imbatível
F-22 Raptor, também da Skunk Works, é avião de caça virtualmente imbatível (Andy Dunaway/Força Aérea dos Estados Unidos)

Para anunciar a aliança, um McLaren Artura foi exibido junto ao Darkstar, a aeronave hipersônica fictícia que a Skunk Works criou para o filme “Top Gun: Maverick”. De tão realista, conta o Business Insider, um satélite chinês teria sido desviado para espionar o aparelho. Também há quem diga que a Skunk Wors, sempre secretamente, esteja desenvolvendo um sucessor do SR-71, com propriedades semelhantes à do Darkstar, capaz de voar a nove vezes a velocidade do som.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.