Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mazda MX-5 Miata: o carro barato e divertido criado por um jornalista

Criado por um jornalista, ele ganhou as ruas e o coração de uma legião que buscava emoção acessível sobre rodas

Por Felipe Bitu
Atualizado em 24 Maio 2021, 11h24 - Publicado em 23 Maio 2021, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mazda MX-5
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Os roadsters modernos surgiram na Europa, como pequenos conversíveis de dois lugares e motores modestos, mas sempre dispostos a andar rápido. Ícones como Triumph Spitfire, Alfa Spider e Lotus Elan desfrutaram de imensa popularidade nos anos 60 e 70, mas caíram no ostracismo de um mundo cada vez mais obcecado por economia e segurança.

    Publicidade

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Publicidade

    Mas nem todos se esqueceram deles: em 1981, o jornalista Bob Hall foi contratado pela Mazda e, mesmo sem ser engenheiro, apresentou o esboço de um roadster com motor dianteiro e tração traseira.

    A direção deu carta branca à equipe de Hall, cujo projeto causou furor em 1989: o mundo parou para conhecer o MX-5.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Por apenas 14.000 dólares, as lojas tiveram de criar listas de espera antes da sua chegada. Mesmo num mercado competitivo, havia quem pagasse até 3.000 dólares de ágio pelo Miata, como também era chamado nos EUA.

    Publicidade

    Foi ainda sucesso de crítica: a imprensa louvava a ideia de um carro barato e divertido, quase extinto na época. Todos enalteciam o prazer ao volante e o aconchego do interior.

    Mazda MX-5 miata
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Leve (940 kg) e elegante, ele exibia linhas limpas e agradáveis, combinando nostalgia e modernidade.

    Publicidade

    A carroceria com a cabine recuada foi projetada com o auxílio de computadores, que definiram a alma do MX-5: ele tinha uma rigidez excepcional, bem diferente de seu único rival, o decano Alfa Spider.

    Mazda MX-5 Miata

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Com um motor 1.6 16 V de duplo comando e com 116 cv, era apenas mediano nos números absolutos: 0 a 100 km/h em 12,25 segundos. Mas eles não transcreviam a diversão da direção comunicativa, dos freios moduláveis e das respostas rápidas do motor.

    Destaque para o câmbio de curso curto e o acerto da suspensão independente. Inicialmente subesterçante, bastava um toque no acelerador para provocar uma deliciosa saída de traseira controlável.

    Mazda MX-5 Miata

    O jornalista Peter Egan definiu-o como “o mais notado e popular carro” que já havia passado pela revista Road & Track, superando Ferrari Testarossa e Lotus Turbo Esprit.

    Continua após a publicidade

    Em 1990, ganhou ABS e câmbio automático, mas um motor 1.8 de 133 cv surgiria só em 1994, para lidar com o peso extra dos itens de conveniência e novos reforços estruturais.

    Mazda MX-5 Miata

    Era tão bem idealizado que ficou por dez anos sem alterações significativas, sendo considerado por muitos um clássico moderno. A segunda geração veio em 1998, maior e mais pesada, sem os faróis escamoteáveis, mas com linhas sofisticadas e interior caprichado.

    Sem repetir a sucesso do antecessor, deu lugar à terceira geração na linha 2006, quando aposentou o nome Miata nos EUA. Agora o público espera pela quarta geração, na esperança de que ele recupere a diversão a baixo custo.

    Continua após a publicidade

    ASTRO POP

    O Mazda MX-5 é o conversível de maior sucesso da história, segundo o Guinness Book: 250.000 unidades em 1992, 500.000 em 1999, 750.000 em 2004 e 900.000 em 2011. O milionésimo MX-5 ficará para a quarta geração, desenvolvida em parceria com a Fiat.

    FICHA TÉCNICA – Mazda MX-5 1993
    Motor 4 cilindros em linha, 1,6 litro
    Potência 116 cv a 6 500 rpm
    Torque 13,8 mkgf a 5 500 rpm
    Câmbio manual de 5 marchas, tração traseira
    Carroceria conversível, 2 portas, 2 lugares
    Dimensões comprimento, 395 cm; largura, 167 cm; altura, 129 cm; entre-eixos, 227 cm
    Peso 940 kg
    0 a 100 km/h 12,25 segundos
    Velocidade máxima 177,7 km/h

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa Maio 2021

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.