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1996 – A velha batalha dos 1.0
Engana-se quem pensa que a moda dos compactos 1.0 é novidade. Há exatos 20 anos, quatro novos modelos chegavam ao mercado: Corsa, Fiesta, Gol e Palio. Tudo bem, nenhum deles tinha os modernos três cilindros dos dias de hoje, mas prometiam muita economia a preços extremamente convidativos – cerca de R$ 11.000, na época. O Fiesta se destacava pelo desempenho, o Corsa pela mecânica moderna, o Gol pela direção e o Palio pelo conforto.
Protagonistas da matéria de capa, Fiesta e Palio se enfrentavam ainda em uma segunda batalha: a motorização. O primeiro equipado com motor 1.4; o segundo, com um 1.5. O comparativo concluiu que o Fiesta era a melhor escolha para quem priorizava o desempenho. Já o Palio oferecia pacotes de equipamentos mais atrativos, incluindo duplo airbag (opcional).
1966
Esportivo disfarçado de sedã, o Ford Cortina Lotus tinha desempenho digno de um carro de pista. Com 106 cv, o modelo atingia os 170 km/h com muita estabilidade. O Gordini II chegava com diferenças visuais, acabamento revisto e apostando em um rodar mais confortável, mesmo que isso prejudicasse seu desempenho nas pistas.
No restante da edição, destaque para a matéria de turismo cobrindo toda a Bolívia. E no campo comportamental, uma reportagem provocativa: uma mulher encarava a Via Dutra de São Paulo até o Rio de Janeiro sozinha, para testar a confiabilidade dos mecânicos de beira de estrada.
1976
Caravan e Belina estavam prestes a ganhar sua principal rival: a VW Variant alongada. Conhecida por Variantão, a perua foi flagrada em testes por QUATRO RODAS. No já famoso teste de Longa Duração, foi a vez do Maverick de quatro cilindros ser analisado após rodar 30.000 km. A rede autorizada foi alvo de sérias críticas, mas o carro no geral ganhou elogios – apesar da ferrugem, uma característica da época, ter dado as caras.
1986
Quase um artista de TV, o fora de série Emis Art tinha seu espaço garantido na célebre telenovela Cambalacho. Ele também fez sucesso nas ruas e nos testes da revista. Equipado com o clássico VW 1.600 refrigerado a ar instalado na traseira, ele acelerou de 0 a 100 km/h em menos de 14 segundos. Mas viajar não era muito recomendável, devido ao nível de ruído bem elevado.
Entre os carros “normais”, destaque para o novo Santana CD, que recebia o mesmo câmbio do Gol GT para ganhar mais agilidade. Além do luxo e conforto, eram elogiadas a suspensão firme e o estilo sóbrio.
2006
Há dez anos, Accord, Civic, Fusion e Vectra ocupavam faixas de preço parecidas (de R$ 77.600 do Civic até os R$ 89.700 do Accord). Por isso, e pelas vocações tão distintas, os quatro sedãs se enfrentaram em um comparativo. Deu Fusion, elogiado pelo nível de equipamentos e pelo rodar ao mesmo tempo sólido e confortável.