O último sábado (30) marcou o lançamento do foguete Falcon 9 com dois astronautas dos EUA a bordo, Douglas Hurley e Robert Behnken, rumo a uma missão de dois a três meses na ISS (Estação Especial Internacional, na sigla em inglês).
O evento é considerado de suma importância para o projeto especial americano, por alguns motivos:
1º) É a primeira vez desde 2011 que o país consegue enviar astronautas em missões a partir de solo americano. Desde então, todos os lançamentos vinham ocorrendo via Cazaquistão.
2º) É a primeira vez que a Nasa realiza uma operação do tipo tendo como parceira uma empresa privada, a SpaceX, pertencente a ninguém menos que o dono da Tesla, Elon Musk.
Para uma empreitada de tamanha relevância foi escolhido o Falcon 9 B5, foguete pertencente a uma família criada em 2010 e que recebeu atualizações por parte da SpaceX, especialmente na motorização.
Durante a decolagem, transmitida ao vivo pela agência espacial americana de maneira ininterrupta por 9 horas, a agência exibiu em tempo real a evolução da velocidade do veículo.
Chamou a atenção o fato de o foguete ter demorado aproximadamente 15 segundos para ir da imobilidade até 200 km/h, apesar dos 850.000 N ou 86.676 kgf gerados pelo motor Merlin, desenvolvido pela companhia de Elon Musk.
Muitos superesportivos superam essa capacidade de aceleração. QUATRO RODAS reuniu alguns exemplos, incluindo ironicamente o elétrico Tesla Model S (produzido por outro fabricante de propriedade de Musk). Confira:
-Koenigsegg Regera – 6,9 s
-Bugatti Chiron – 6,5 s
-McLaren Senna – 6,8 s
-Pagani Huayra – 10,2 s
-Ferrari SF90 Stradale – 6,7 s
-Porsche 911 Turbo S – 8,9 s
-Mercedes-AMG GT 63 S – 10,2 s
-BMW M8 Gran Coupé – 10,3 s
-Audi R8 – 9,1 s
-Tesla Model S – 11,1 s
A comparação mais certeira de aceleração até 200 km/h do Falcon 9 talvez seja com esportivos de porte e cavalaria menores, como Audi RS 3 Sedan (12,8 s), BMW M2 (14,8 s) e Mercedes-AMG CLA 45 S (15,2 s).
Mas você não tem qualquer motivo para ficar decepcionado. Afinal, o Falcon 9 teve a enorme desvantagem de ter que empurrar 12,6 toneladas de massa em uma aceleração totalmente vertical.
Além disso, enquanto os supercarros citados acima mal conseguem superar 300 ou, em alguns casos, 400 km/h, o Falcon 9 alcança 3.700 km/h após 2 minutos, cerca de três vezes a velocidade do som.
Quando a cápsula Crew Dragon foi desacoplada, após 2 horas e 40 minutos, já estava 6.750 km/h. Esta última ainda superou a incrível faixa de 27.000 km/h em órbita até alcançar a estação.
Sobre a Crew Dragon, aliás, vale destacar que ela se notabiliza pelo uso de grandes telas táteis para os comandos dos astronautas, em substituição à cabine cheia de alvancas, manches, chaves, teclas e botões de cápsulas mais antigas.
Além disso, foguetes como o Falcon 9 utilizam como combustível o RP-1, uma espécie de querosene refinado, derivado do petróleo, que é oxidado com oxigênio líquido.
O processo todo, da decolagem até o acoplamento na ISS, demorou 19 horas.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.