Mais fraco e equipado: as diferenças do Onix Plus brasileiro e chinês
Sedã nacional abre mão de desempenho, mas se destaca em autonomia e oferta de equipamentos
![Novo Onix Plus Premier (20)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/novo-onix-plus-premier-20-e1568473517354.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A primeira vez que a GM apresentou oficialmente o Onix sedã no Brasil já foi possível confirmar diversas similaridades com o modelo chinês, ainda que a versão nacional antecipasse alguns itens exclusivos.
Mas foi só após o lançamento oficial do três volumes, batizado de Onix Plus, que foi possível fazer um comparativo entre o modelo fabricado em Gravataí (RS) e na China.
![Chevrolet Prisma Onix Sedan](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/03/1a7752b7-0e65-4a67-b2cd-4ebf96bfaf85-e1554992196378.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
E quem espera que nosso modelo é pior estará bem enganado: muitos equipamentos de conforto e segurança são exclusivos do Onix Plus. A contrapartida é uma concessão sob o capô.
Problemas indiretos
![39_Novo_Onix_16_](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/39_novo_onix_16_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ambos os Onix usam o mesmo motor 1.0 de três cilindros desenvolvido globalmente pela GM. A diferença é que, enquanto o modelo chinês dispõe de injeção direta, o Onix Plus usa o sistema convencional, indireto. Essa diferença significa mais do que uma derrota nas disputas de Supertrunfo entre os comparadores de ficha técnica.
![Chevrolet Onix Sedan Prisma](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img_20190416_101140507.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Com gasolina o Onix Plus gera 116 cv (a 5.500 rpm) e 16,3 mkgf (a 2.000 rpm). Basicamente por conta da injeção direta o sedã asiático obtém 125 cv (a 5.800 rpm) e 18,3 mkgf (a 1.350). Este último dado, aliás, é o que mais impacta no dia a dia, com melhores arrancadas e maior desenvoltura com o carro carregado ou em ladeiras.
Fora isso, a maior diferença técnica entre os dois está no tanque de combustível. Por ser flex e ter maior consumo com etanol, o Onix Plus leva até 44 litros em seu tanque, quase dez a mais do que o Onix Sedan (36 litros).
Balizas facilitadas
![43_Novo_Onix_21_](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/43_novo_onix_21_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na régua a dupla se equipara, incluindo a altura livre do solo de 12 cm, uma prova de que não é só o Brasil que exige grande vãos livres para lidar com a buraqueira do dia a dia.
![Novo Onix Plus Premier (6)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/novo-onix-plus-premier-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mas estacionar o Onix Plus será mais fácil, caso o cliente opte pela configuração Premier com todos os opcionais. Ela é a única do segmento a oferecer sistema de estacionamento automático, ausente no modelo chinês.
![Banco traseiro Chevrolet Onix Sedan](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/img_20190417_150853605.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A favor do asiático está o teto-solar, ausente por aqui. Mas só nós podemos bater no peito e incluir, ao menos como opcional, alerta de veículo no ponto cego e ar-condicionado automático no Onix Plus.
Da dupla, só o brasileiro vem com seis airbags de série. O ESC, felizmente, é item de série em todos os Onix, mostrando que a GM segue firme com a intenção de produzir o carro mais seguro do segmento.
E a ausência de injeção direta pode ser uma vantagem para o Onix Plus junto à uma clientela fiel do sedã. Sem o equipamento, fica mais fácil para frotistas e taxistas colocarem GNV. Adicionar o kit gás em um modelo com injeção direta é possível, mas é caro e se justifica mais em modelos premium.