O Volkswagen Polo estava em produção na fábrica de Navarra, na Espanha, desde 20 de março de 1984. Estava, porque a última unidade do hatch compacto fabricada em território europeu já está montada. Mas não é o fim do VW na Europa.
Os alemães apenas decidiram enviar a produção do Polo para outra fábrica, na África do Sul. O objetivo foi liberar espaço na fábrica de Landaben para produção de dois novos modelos 100% elétricos. Um deles é o novo SUV elétrico de entrada da Skoda, o Epiq.
O VW Polo continuará em produção até pelo menos 2027. No total, foram produzidas 8,4 milhões de unidades do modelo na Espanha ao longo de mais de 40 anos. A última unidade fabricada por lá é um 1.0 TSI de 95 cv, manual, acabamento Life e carroceria na cor azul.
A Volkswagen realizou um evento de despedida para o Polo com o lema “Obrigado, Polo; olá, elétrico”. Em 2023, o Polo foi o quinto carro mais vendido na Espanha, superando os SUVs da própria Volkswagen.
Embora os modelos SUVs T-Cross e Taigo continuem a ser fabricados em Landaben, eles compartilharão a fábrica com dois futuros carros elétricos do Grupo Volkswagen, um da Volkswagen e outro da Skoda. Ambos serão produzidos baseados na plataforma MEB Entry.
O Skoda Epiq é um SUV urbano que será lançado em 2025, com previsão de chegada ao mercado em 2026. O modelo da Volkswagen ainda não foi confirmado, mas pode ser o ID.2 ou um B-SUV. Esses elétricos deverão custar cerca de 25 mil euros e serão concorrentes de modelos como o Citroën ë-C3, o Opel Frontera e o Renault 5 E-Tech.
A produção dos Polo que serão vendidos na Europa a partir de agora foi transferida para a fábrica de Kariega, na África do Sul, de onde será exportado. Essa transferência de fábrica para outro continente com certeza impactará diretamente no preço do modelo, que atualmente começa em 24.665 euros.