Apresentada no Salão de Genebra exatamente um ano atrás, a nova geração do Hyundai Tucson (em alguns mercados chamado de ix35) foi flagrada pelo leitor Danilo de Barros Fonseca rodando no interior de São Paulo.
O registro vai ao encontro das informações apuradas na época de seu lançamento, sugerindo que o modelo deve chegar ao Brasil até o final de 2016. Mais comprido, mais largo e com maior entre-eixos que o atual ix35 vendido por aqui, ele segue a linha de estilo da Hyundai, com formas mais fortes e masculinas no lugar dos ângulos agudos e quase femininos da geração anterior.
Na Europa, o Tucson é oferecido com duas opções de motor 1.6 (aspirado com 133 cavalos ou turbo com 174 cavalos) e três a diesel (1.7 de 113 cavalos e 2.0 de 134 ou 181 cavalos). No caso dos motores a diesel 2.0, a tração é 4×4 – o restante possui tração apenas na dianteira. A transmissão pode ser manual, automática de seis marchas e automatizada de dupla embreagem e sete marchas.
A dúvida por aqui é que nome este carro irá assumir. No Brasil, o antigo Tucson (extinto no resto do mundo há mais de seis anos) foi mantido em produção, enquanto o atual recebeu o nome de ix35 – que por sinal recebeu no ano passado um leve facelift. Na Europa, não houve coexistência: o Tucson foi substituído pelo ix35, e retomou o nome Tucson na nova geração lançada no ano passado.
No Brasil, é certo que a nova geração vá coexistir com o ix35 atual – boatos sugerem até que as três gerações convivam simultâneamente, levando em conta que o antigo Tucson ainda vende bem. Especula-se também que a Hyundai-Caoa possa adotar a denominação “New Tucson”, deixando o ix35 atual no papel que hoje é desempenhado pelo antigo Tucson. Achou confuso? Nós também!