Depois de alguns teasers e promessas, a KTM finalmente revelou a 1290 Super Duke R 2014. No papel, tudo foi cumprido, de modo que o novo modelo da empresa austríaca torna-se a naked mais extrema do mercado, em todos os sentidos. Já vamos descobrir o porquê.
Seu DNA agressivo atinge a expressão máxima, um pouco menos do que o observado no conceito, contando com o motor V-Twin a 75° de 1301 cc da esportiva RC8 R: são 180 cavalos de potência a 8.870 rpm e um torque máximo absurdo de 14,68 mkgf.
Pesando 189 kg, já em ordem de marcha, não é de se estranhar que a 1290 Super Duke R faz de o 0 a 200 km/h em apenas 7,2 segundos. Uma naked com alma de esportiva.
O chassi foi adaptado da RC8 R, assim como a suspensão WP totalmente ajustável. Os freios também estão à altura, porque eles são os mesmos que equipam uma Ducati 1199 Panigale S, ou seja, pinças Brembo Monobloco M50 acopladas ao disco dianteiro duplo de 320 milímetros. Claro, os freios ABS da Bosch são de série.
A motocicleta também possui acelerador eletrônico Keihin (ride-by-wire) e controle de tração, que inclui uma nova função com os modos de Sport e Rain. No modo Supermoto, o freio ABS do eixo traseiro é desativado para facilitar a pilotagem, uma verdadeira inovação que torna a KTM 1290 Super Duke R única também na questão eletrônica.