Talvez na tentativa de aumentar o valor de revenda dos seus carros, a Jeep está prestes de anunciar uma garantia estendida aos Renegade, Compass e Commander usados vendidos pela sua própria rede de concessionárias. Na prática, válida para todos os Jeep fabricados no Brasil que retornarem para lojas Jeep.
Em comunicado aos concessionários, na última semana, a fabricante adiantou que essa garantia extra será de 1 ano, independente da quilometragem ou da idade do carro. A condição, porém, é que a garantia de fábrica não tenha mais validade ou tenha sido perdida.
Quem vai arcar com esse 1 ano de garantia para os usados será a própria Jeep, que ainda vai arcar com o custo de uma verificação do carro e de uma eventual manutenção preventiva. A garantia legal de um carro usado é de 90 dias.
Essa estratégia pode ajudar a Jeep a deixar seus carros usados mais atrativos ao consumidor, especialmente por ser grande a oferta de Renegade e Compass no mercado de seminovos – sejam eles provenientes de locadoras ou de pessoas físicas.
Mas não é uma estratégia inédita. Honda e Toyota, por exemplo, oferecem um ano de garantia extra para seus carros usados certificados, com direito a assistência 24h no período. A diferença é que, caso a garantia de fábrica ainda esteja válida, esse um ano de garantia extra é somado à garantia original. Para os Honda, só vale para carros com até 6 anos e 100.000 km rodados.