A Jaguar anunciou nesta quinta-feira, 16 de agosto, o lançamento da linha 2013 dos sedãs XF e XJ com importantes novidades.
A versão de entrada do XF agora usa um motor 2.0 de quatro cilindros com turbocompressor, que entrega 240 cv. Segundo a Jaguar, além de mais econômico, o novo propulsor leva o XF de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. O antigo motor 5.0 V8 foi substituído por um eficiente 3.0 V6, com 340 cv. Tanto a opção 2.0 quanto a V6 são equipadas com o sistema start-stop, que desliga o motor automaticamente quando não está em uso. Além destas mudanças, o XF ganhou uma nova transmissão de oito marchas e um inédito sistema de tração integral, este combinado ao novo motor V6.
No caso do XJ, o motor 3.0 V6 de 340 cv (o mesmo oferecido no XF) passa a ser a quarta opção da linha – as outras três opções são variações do 5.0 V8, com aspiração natural ou auxílio de turbocompressor. Câmbio de oito marchas e tração integral podem equipar o XJ, assim como o sistema start-stop. A última grande novidade fica por conta da versão XJL Ultimate, oferecida com itens de acabamento diferenciados e apenas 30 unidades produzidas.