A Jaguar Land Rover inaugurou, nesta terça-feira (14), sua fábrica instalada em Itatiaia, no Rio de Janeiro. Fruto de um investimento de R$ 750 milhões, as instalações são as primeiras totalmente controladas pelo grupo fora do Reino Unido — as outras, como na China e na Índia, são comandadas por joint venture, ou seja, parcerias com marcas locais.
LEIA MAIS:
>> Guia de Usados: Range Rover Evoque
>> Teste: a modernidade clássica do novo Jaguar XF
>> Clássicos: Range Rover (1ª geração)
Segundo a JLR, a fábrica nacional faz parte de seus planos de expansão global e reforça o compromisso com o consumidor brasileiro, protegendo os modelos da marca das constantes variações cambiais. Serão produzidos os dois modelos mais vendidos do grupo no Brasil, Evoque e Discovery Sport, que já tiveram suas primeiras unidades enviadas às concessionárias do país. A escolha pelos dois modelos tem sua lógica técnica também: ambos compartilham a mesma plataforma e os mesmos conjuntos mecânicos (motores 2.0 a gasolina ou turbodiesel, sempre com câmbio automático de nova marchas).
Além das questões industriais, a Jaguar Land Rover divulgou ainda dados referentes à ações de cunho social e ambiental na região de Itatiaia. Mais de 1.200 árvores nativas serão plantadas e haverá a captação e reutilização das águas provenientes das chuvas. Para cumprir a promessa de gerar oportunidades para 12 milhões de pessoas até 2020, foi inaugurado, junto das instalações fabris, um Centro Educacional coordenado em conjunto com o SENAI para oferecer programações (para crianças e jovens de 5 a 18 anos) voltadas à engenharia e manufatura automobilísticas. A ação My Land fará uma expedição de “milhares de quilômetros” com os primeiros Evoque e Discovery Sport nacionais.