Jaguar J-Pace seria tão luxuoso quanto um Range Rover, mas projeto foi abandonado
J-Pace seria o maior e mais caro SUV da marca e foi abandonado antes do 'rebranding' da marca, que acontecerá entre 2025 e 2026
Você conhece o Jaguar J-Pace? Provavelmente, não. Mas não é culpa sua, afinal, esse foi um projeto abandonado pela Jaguar há três anos e que seria feito sobre a mesma plataforma MLA ‘Flex Fuel’ dos Range Rover e Range Rover Sport.
As imagens que temos mostram um pouco de um protótipo que tinha como principal objetivo mostrar como seria seu interior. Por isso, não há lanternas traseiras e outros detalhes, apenas uma espécie de “molde” da carroceria, as rodas e, claro, o interior bem completo.
Enquanto o projeto ainda tinha pretensões de sair, as informações eram de que o J-Pace teria as mesmas opções de motorização do atual Range Rover, além de ter os mesmos 5 m de comprimento. A grande maioria das versões seriam híbridas leves com motores a diesel e a gasolina, enquanto as mais caras poderiam ter o motor V8 5.0 de 575 cv ou o conjunto híbrido plug-in, com motor 3.0 a gasolina acompanhado de um motor elétrico que juntos somariam 550 cv e 81,6 kgfm. Essa última é a única disponível no Brasil atualmente.
Ao que tudo indica, se o J-Pace realmente tivesse visto a luz do dia, uma versão elétrica poderia ter surgido futuramente, assim como uma de sete lugares, que até já havia sido anunciada oficialmente.
Na linha da Jaguar, o J-Pace seria o SUV mais caro da marca, acima do F-Pace. Visualmente, não há muito o que falar do exterior, afinal ele não está completo nesta versão de estúdio. Mas é possível reparar que as lanternas traseiras têm um formato semelhante ao do irmão menor.
Mas a cabine está praticamente completa. Nela, vemos uma mistura de traços modernos e uma pegada mais vintage. Por exemplo, não há telas flutuantes de tamanhos exagerados ou integradas. O conjunto fica muito bem separado, cada um no seu lugar. Por outro lado, o painel e console central são bem minimalistas oferecendo poucos comandos.
Porém, o destaque mesmo da cabine é o acabamento. Nessa versão, vemos bastante uso de madeira nos painéis, com detalhes em preto e bancos em um tom mais caro. Não há confirmação dos materiais utilizados, mas certamente são de alto padrão.
Talvez a ideia foi abandonada por ser tradicional demais. Para quem ainda não viu, a Jaguar passará por um “renascimento”. É assim que a própria marca está chamando a alteração total de sua identidade visual, que vai muito além da alteração do logo.
Entre o final de 2025 e início de 2026, a Jaguar não lançará nenhum carro novo na Europa. Esse será o tempo necessário para que a marca se restabeleça com um novo posicionamento ainda mais alto, focando em carros mais luxuosos e exclusivamente elétricos. Não só isso, toda a linha de modelos adotará a nova linguagem de design batizada de “Modernismo Exuberante”, o que pode não ser bom para todos, já que o próprio designer da Jaguar, Gerry McGovern, admitiu que essa nova fase pode não agradar a todos.