Não é de hoje que algumas marcas aceitam milho e soja como pagamento por seus carros. Agora é a Mitsubishi entra para turma para atrair clientes do agronegócio.
Fiat, Jeep, Ram e Toyota já oferecem os seus modelos nesse tipo de permuta desde 2021. E a Mitsubishi lança nesse mês de fevereiro o programa batizado de “Mit Barter”, que permite que produtores de milho e soja paguem o seu carro zero km com uma parte de uma futura colheita.
A ação é aberta a toda a linha Mitsubishi e contempla produtores dos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pará, Piauí e Bahia que, juntos, abrigam grande parcela do agronegócio brasileiro.
O modelo mais procurado da marca deverá ser a picape L200 Triton, voltada para ambientes rurais – e ela representou 70% das vendas da Mitsubishi no Brasil em 2022.
O barter, como é chamado esse tipo de permuta, é uma prática corriqueira dos produtores rurais, mas não tão comum fora do agronegócio. Nesse sistema o agricultor garante a entrega de uma determinada quantidade da futura colheita, mas recebe o bem (nesse caso, o automóvel) na hora, como uma compra a prazo.
O processo é complexo e costuma envolver a emissão de Cédulas de Produto Rural — espécie de nota promissória dada às montadoras especificando quanto do produto será entregue e em que data.
Uma das principais vantagens do sistema é a eliminação de intermediários, já que o cliente não precisa vender sua colheita e só depois usar o dinheiro na aquisição do carro. Outra comodidade é a segurança, dado que a quantidade é pré-fixada com base na cotação atual, protegendo os clientes de desvalorização dos grãos.
Os agricultores interessados deverão se dirigir à concessionária Mitsubishi de sua preferência dentro dessas regiões para passar algumas informações sobre a produção e sobre o modelo Mitsubishi que pretende adquirir. O programa já está disponível em todas as revendas.