IPVA 2020: veja prazos em sete estados para pagar com até 22% de desconto

Recolhimento começa em janeiro na maioria das Unidades Federativas e há desconto para quem pagar com antecedência; veja detalhes

Documento CRLV Início do recolhimento do IPVA começa em janeiro em diversos estados

Início do recolhimento do IPVA começa em janeiro em diversos estados (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A chegada do ano novo significa também uma nova despesa para os donos de carro: o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

A cobrança, na maioria dos estados, tem início no mês de janeiro e a data de vencimento varia de acordo com o final da placa do veículo.

Há ainda a possibilidade do pagamento do imposto em parcela única, com desconto na maioria dos casos, ou a quitação em parcelas.

A alíquota do IPVA é definida sobre a base de cálculo atribuída ao veículo. O valor varia de acordo com a categoria do veículo: transporte de passageiros, motocicletas e picapes, por exemplo.

Veja como será o cronograma nas principais Unidades Federativas do país:

São Paulo

Vencimento para os veículos de São Paulo começa em 9/1 e termina dia 22/1

Vencimento para os veículos de São Paulo começa em 9/1 e termina dia 22/1 (Secretaria da Fazenda/Divulgação)

No estado de São Paulo, donos de veículos com placa final 1 têm até o dia 9 de janeiro para fazerem o pagamento. O desconto para quem escolher efetuá-lo em parcela única é de 3%.

A quitação pode ser feita via boleto bancário ou cartão de crédito. Mais informações podem ser encontradas no portal da Secretaria da Fazenda. 

Rio de Janeiro

Última data de vencimento para o Rio de Janeiro é 3/2.

Última data de vencimento para o Rio de Janeiro é 3/2. (Sefaz-RJ/Divulgação)

Os donos de veículos registrados no estado do Rio de Janeiro começarão a pagar o IPVA no próximo dia 21 e, assim como em São Paulo, poderão optar por pagamento único, com desconto de 3%, ou em três parcelas.

O pagamento deve ser efetuado apenas em dinheiro em qualquer agência bancária. A guia de recolhimento poderá ser obtida a partir do próximo dia 10 com o código Renavam do veículo na página do Banco Bradesco ou da Secretaria da Fazenda.

Minas Gerais

Datas de vencimento variam de 13 a 17 de janeiro

Datas de vencimento variam de 13 a 17 de janeiro (Sefaz-MG/Divulgação)

Em Minas Gerais, a boa notícia para os condutores é que a base de cálculo para a cobrança diminuiu 2,96% em relação ao ano passado devido a desvalorização dos veículos.

Soma-se ao percentual, mais 3% de desconto se o motorista optar por pagar em parcela única na data do vencimento e outros 3% caso o pagamento dos IPVAs de 2018 e 2019 tenham sido pagos em dia.

Rio Grande do Sul

Diferente da maioria dos estados, o Rio Grande do Sul adotou datas do mês de abril como o vencimento do IPVA. Entretanto, os motoristas que efetuarem o pagamento até 31 de março terão desconto de até 22,40%.

Quem optar pelo pagamento parcelado deverá efetuar a quitação da primeira parcela até 31 de janeiro e terá desconto regressivo de 3% na primeira parcela até 1% na última.

Pagamentos já poderiam ser feitos desde dezembro, desconto vai diminuindo conforme a demora para o pagamento

Pagamentos já poderiam ser feitos desde dezembro, desconto vai diminuindo conforme a demora para o pagamento (Governo do RS/Divulgação)

Bahia

Na Bahia, o IPVA terá redução média de 3,5% em relação ao ano passado. Para os carros a diminuição será de 4,20%.

Há desconto de 10% para o motorista que optar efetuar o pagamento em parcela única até 10 de fevereiro. Há ainda desconto de 5% para quem optar por pagar dentro do prazo do vencimento.

Mato Grosso

Desconto chega a 5% no MT

Desconto chega a 5% no MT (Sefaz-MT/Divulgação)

No estado do Mato Grosso haverá desconto de 5% para os motoristas que efetuarem pagamento em cota única com antecedência. Para os que escolherem pagar na data de vencimento, será de 3%.

Há também a opção de parcelamento em até seis cotas, sem desconto, sendo que o valor mínimo da parcela será de R$ 292,88. A guia de pagamento pode ser gerada pelo site da Secretaria da Fazenda do estado.

Amazonas

Datas limites no AM são em fevereiro

Datas limites no AM são em fevereiro (Governo do AM/Divulgação)

No Amazonas, as guias de recolhimento do IPVA já estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda.

O motorista do estado poderá ter até 20% de desconto no pagamento do tributo, caso não tenha recebido multas e tenha efetuado o pagamento em dia nos últimos três anos.

O desconto será de 10% para os donos de carro com placa final 1 e 2 que efetuarem o pagamento em cota única até dia 31 de janeiro. Caso o pagamento do valor integral ou da segunda parcela seja liquidado até 28 de fevereiro, haverá 5% de desconto.

Para informações sobre o recolhimento do IPVA no restante dos estados brasileiros e no Distrito Federal, basta consultar o site da respectiva Secretaria da Fazenda.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s