Usar o reconhecimento facial para desbloquear dispositivos eletrônicos é algo corrente, uma tecnologia oferecida há muitos anos. Contudo, não é comum pára os automóveis, uma primazia que a Continental apresentou como uma nova maneira de interagir com os carros. A empresa de tecnologia propõe o uso de câmeras para dispensar chave e outros comandos físicos.
A tecnologia é baseada em câmeras. A externa fica localizada na coluna B (a central), servindo para reconhecer o rosto do motorista e abrir as portas. A câmera é capaz até de checar se a face é real e se mostra uma pele humana, escapando assim de liberar o acesso com o uso enganoso de uma foto ou máscara. Por dentro, outra fica posicionada no painel digital OLED e faz o mesmo processo para ligar o motor.
Ao contrário das formas iniciais do reconhecimento facial, o sistema proposto de biometria não exige que a pessoa olhe diretamente para a câmera, cabe ao dispositivo buscar a posição dos olhos.
É possível programar as funções para estabelecer hábitos. Um bom exemplo é ligar o motor assim que a câmera externa reconhecer o rosto. Além dela, a coluna B forma um display na parte superior, espaço no qual são exibidas informações variadas, incluindo aí a autonomia projetada em um carro elétrico, por exemplo.
Como a tecnologia fica embutida, não há aquela impressão de que alguém está olhando para você. Em uma era de compartilhamento de informações e privacidade cada vez menor, há esse consolo.