Ingleses concluem: custo para comprar e manter um carro no Brasil está entre os maiores do mundo
Levantamento feito por consultoria britânica revela carros e seguros com preço acima da média de outros países
![Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/565f5263de40d64c200e7f8e647_golf_09.jpeg?quality=70&strip=info&w=940&h=530&crop=1)
![Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/565f5263de40d64c200e7f8e647_golf_09.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Carro no Brasil não é barato e nós sabemos disso bem. Mas abastecer e bancar um seguro de carro dentro de nossas fronteiras também é mais caro do que em boa parte do mundo. Um levantamento da consultoria CarFinance247 publicada pela revista britânica AutoExpress usou o Volkswagen Golf 1.4 para comparar os custos de manter um carro ao redor do mundo. O Brasil está perto do topo do ranking – e isso não é nada bom.
LEIA MAIS:
>> O que a VW pretende com o Golf 1.0 TSI no Brasil?
>> Dez carros com preços absurdos no Brasil
>> Os 10 carros mais vendidos da América Latina no primeiro semestre
>> Os carros mais marcantes da abertura das importações no Brasil
![volkswagen_golf_tsi_bluemotion_5-door_za-spec_26 volkswagen_golf_tsi_bluemotion_5-door_za-spec_26](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/57cdb1930e21637961000010volkswagen_golf_tsi_bluemotion_5-door_za-spec_26.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Na conversão direta, o Golf vendido no Brasil é, disparado, o mais caro de todos: custa R$ 95.670 quando seu preço na Austrália é equivalente a R$ 64.070 e na África do Sul sai por R$ 71.450. Há disparidades na renda de cada país que a listagem tenta equilibrar mostrando o PIB (produto interno bruto) per capita. Se no Brasil ele é de R$ 50.340, na África do Sul é de R$ 43.160 e na Austrália chega a impressionantes R$ 149.180.
Além do carro mais barato, a Austrália é mais rica, tornando a compra de um Golf tarefa ainda mais fácil. Por outro lado, o preço de um litro de diesel por lá está um pouco acima: R$ 3,25 contra os nossos R$ 3,12. A gasolina daqui é mais cara, custa R$ 3,86 contra R$ 3,08.
![volkswagen_golf_tsi_reino_unido volkswagen_golf_tsi_reino_unido](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/57cdb1930e2163796100000evolkswagen_golf_tsi_bluemotion_5-door_uk-spec_3.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all&w=1024&crop=1)
Depois da compra do carro, ninguém sofre tanto quanto os alemães e britãnicos. Nos dois países um litro de gasolina custa o equivalente a R$ 4,72 – e o preço do diesel é muito parecido. O seguro no Brasil fica na média de R$ 4.050, enquanto no Reino Unido (com PIB per capita de R$ 135.155) custa R$ 3.019 e na Alemanha (PIB per capita de R$154.593) sai por salgados R$ 5.186. É o preço que se paga por ter vias sem limites de velocidade…
Mas o trânsito louco da Rússia (com PIB per capita de R$ 79.996) não implica no preço dos seguros por lá: proteger um Golf 1.4 TSI sai por apenas R$ 218. E por R$ 1,92 o litro, a gasolina na Rússia consegue até ser mais barata do que na Venezuela, onde custa R$ 2.
Ambos os países, claro, são grandes produtores do combustível, assim como os Emirados Árabes Unidos, onde um litro custa o equivalente a R$ 1,44 e a renda per capita é de assombrosos R$ 231.300.
Você pode ver todo o levantamento no site da AutoExpress.