PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Hyundai resgata tecnologia de câmbio manual sem embreagem de Palio e Corsa

Opção de câmbio sem pedal de embreagem mas com trocas de marcha na alavanca chegou a ser oferecida no Brasil há 20 anos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 jul 2020, 07h00
IMG-20200703-WA0027
(Divulgação/Hyundai)

A Hyundai anunciou uma nova opção de câmbio para o Venue (um SUV compacto menor que o Creta) vendido na Índia que não tem pedal de embreagem, mas mantém as trocas de marcha na alavanca.

É o câmbio iMT, sigla para “transmissão manual inteligente”, que nada mais é que um câmbio manual de seis marchas com um atuador eletrônico que controla a embreagem por conta própria quando o motorista vai realizar a troca das marchas.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

A intenção é oferecer o conforto do câmbio automático, mas cobrando muito menos por isso. E a Hyundai diz ser a primeira fabricante a oferecer algo do tipo.

Continua após a publicidade
Hyundai Venue teste brasil (2)
Venue, um “mini-Creta” cairia como uma luva no Brasil (Divulgação/Quatro Rodas)

Basta puxar pela memória para saber que essa tecnologia não é tão inovadora e revolucionária quanto a fabricante sul-coreana diz.

Entre o final dos anos 1990 e meados dos anos 2000, Fiat Palio Citymatic, Chevrolet Corsa Autoclutch e Mercedes Classe A com sistema AKS tinham tecnologia semelhante.

Continua após a publicidade

Não deram certo e hoje é preciso ter sorte para encontrar um carro com o sistema ainda funcionando. Ainda assim, o acionamento hidráulico da embreagem foi aproveitado nos câmbios automatizados mais tarde, que também tinham atuadores para trocar as marchas do câmbio manual.

citymatic-pedais
Palio Citymatic: a alavanca é de câmbio manual, mas os pedais são de carro automático (Divulgação/Fiat)

Mas era barato: no Palio, era opcional de R$ 738 em 1999, praticamente o mesmo preço da direção hidráulica.

Continua após a publicidade

Assim como nos hatches de 20 anos atrás, no Hyundai Venue a embreagem é acionada quando o motorista leva a mão ao câmbio para trocar a marcha, por meio de sensor no pomo do câmbio.

Depois, basta levar a alavanca à marcha desejada e o sistema acoplará a embreagem novamente. E mesmo em 1999 havia cruzamento de informações com o módulo do carro para evitar troca para a marcha errada – como uma redução de sexta para segunda marcha.

Continua após a publicidade

Na Índia, o sistema poderá ser combinado apenas ao motor 1.0 quatro cilindros turbo.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

Hyundai resgata tecnologia de câmbio manual sem embreagem de Palio e Corsa

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.