Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Hyundai Elantra sai de linha no Brasil após vender 82 unidades em 2019

Sedã médio era importado da Coreia do Sul desde 2011. Importadora diz que voltará a vendê-lo no país, mas sem informar prazos

Por Daniel Telles
Atualizado em 15 jan 2020, 18h09 - Publicado em 15 jan 2020, 12h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Sedã ganhou nova grade e linhas mais suaves
    Elantra sequer chegou a sair da penúltima geração no Brasil (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O Hyundai Elantra, sedã médio lançado no Brasil em 2011 e vendido pela Caoa, importadora oficial da marca coreana no país, saiu de linha.

    Publicidade

    Portando um motor 2.0 flex de 167 cv (antes, chegou a oferecer uma opção 1.8), o modelo nunca emplacou como ameaça real a rivais como Toyota Corolla e Honda Civic por aqui.

    Publicidade
    Elantra chegou ao país com este visual e opções de motor 1.8 e 2.0 (Divulgação/Hyundai)

    No começo de sua trajetória, até conseguiu um desempenho razoável – teve 7.973 unidades vendidas em 2012, atingindo o oitavo lugar em seu segmento – mas com o passar dos anos as vendas foram minguando.

    Até que, em 2019, parcas 82 unidades foram comercializadas, todas de penúltima geração. No mercado de usados, o ano-modelo mais recente que se encontra do modelo é 2018.

    Publicidade
    Elantra com visual novo foi mostrado no Salão de SP 2018, mas não chegou a ser vendido no país (Divulgação/Hyundai)

    O fraco desempenho então forçou a Hyundai a cessar as importações. A mais nova geração do modelo, apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, sequer foi lançada.

    O modelo já não é encontrado no site oficial da Hyundai Caoa, assim como foi retirado da tabela de preços enviada pela representante em janeiro aos concessionários.

    Publicidade
    Único sedã produzido pela Hyundai no Brasil, o novo HB20S recebeu traseira parecida com a do novo Elantra (Fernando Pires e Fabio Gonzalez/Quatro Rodas)

    Deste modo, a Hyundai passa a contar apenas com HB20S e Azera no mercado dos sedãs.

    O primeiro acabou de receber uma profunda atualização, com produção nacional feita pela HMB na fábrica de Piracicaba (SP). Curiosamente, seu visual é inspirado justamente na mais nova geração do Elantra, especialmente na parte traseira.

    Publicidade

    Já o Azera vem importado da Coreia do Sul – assim como era o finado Elantra – e por aqui é oferecido em versão única a R$ 269.900.

    Continua após a publicidade

    Consultado, o grupo Caoa, importador da Hyundai no país, informou que a saída é “momentânea” e que decidiu tirar o modelo do catálogo porque “há uma quantidade muito baixa de unidades em estoque”.

    Publicidade

    A empresa afirma que tem intenção de trazer um lote da nova geração do modelo, mas que “ainda não há definição” sobre a sua chegada de um novo lote.

    Confira o desempenho das vendas do Hyundai Elantra desde 2012, primeiro ano completo do modelo no mercado brasileiro:

    Ano Unidades vendidas
    2012 7.973
    2013 4.197
    2014 3.518
    2015 2.673
    2016 936
    2017 1.921
    2018 1.072
    2019 82

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.