Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Hyundai e Uber mostram aeronave na CES 2020. Só um detalhe: ela não voa

Protótipo apresentado na maior feira de tecnologia do mundo ainda está em fase inicial de desenvolvimento e promete melhorar mobilidade urbana

Por Nelson dos Santos, de Las Vegas (EUA)
8 jan 2020, 16h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Hyundai na CES 2020
    Protótipo quer resolver problemas de mobilidade urbana (Nelson dos Santos/Quatro Rodas)

    Hyundai desenvolveu uma aeronave em parceria com a Uber, batizada S-A1, que se tornou uma das principais atrações na área destinada aos automóveis na CES 2020, maior feira de tecnologia do mundo.

    Chamada pela marca de veículo aéreo pessoal, a enorme novidade de 10,7 metros de comprimento e 15 metros de envergadura atraiu milhares de curiosos no Las Vegas Convention Center, um dos pavilhões onde ocorre o evento.

    A ideia dos sul-coreanos é oferecer uma rede completa de transportes urbanos, cobrindo distâncias maiores com o S-A1 e fazendo o trecho final da viagem com o carro autônomo PBV.

    Hyundai na CES 2020
    Modelo ainda não é funcional (Nelson dos Santos/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    A integração entre os dois irá ocorrer com o Hub, uma espécie de heliporto inteligente que serviria como ponto de partida e encerramento das corridas feitas tanto com o S-A1 quanto com o PBV.

    O único detalhe é que o protótipo da aeronave VSTOL (sigla em inglês para decolagem e pouso vertical) não é capaz de levar seus 3.125 kg e seus cinco passageiros a nem 1 centímetro sequer do chão.

    O motivo é que o aparelho apresentado em Las Vegas (EUA) ainda é um protótipo inicial e está longe de ter capacidade de realizar voos.

    Continua após a publicidade
    Hyundai na CES 2020
    Aeronave teria trajeto combinado a outros veículos (Nelson dos Santos/Quatro Rodas)

    Os quatro rotores principais, que giram 90° durante a transição entre o voo vertical e horizontal, não foram nem equipados com ajuste do ângulo de ataque das hélices.

    Esse sistema, apesar de não ser essencial para o voo, permite a otimização da propulsão – elétrica e com autonomia de 100 km na aeronave apresentada.

    Continua após a publicidade

    A ausência dele, junto com o design simplório das hélices duplas dos quatro motores fixos, gerou uma especulação confirmada pelos funcionários que apresentam o veículo.

    Segundo eles, o modelo apresentado na feira é o resultado de um estudo da Hyundai, e não reflete necessariamente o aspecto do produto final — que também não foi confirmado.

    taxi-voador-uber-hyundai-5
    Fabricante diz ainda não ter confirmação se veículo será feito (Divulgacão/Hyundai)
    Continua após a publicidade

    Procedimento é comum

    Esse tipo de situação está longe de ser raro e é muito comum em feiras repletas de estudos e conceitos, como a CES 2020.Apesar de estar mais próximo da realidade, o Bell Nexus tem as mesmas características do Hyundai.

    Imponente e chamativa, a aeronave revelada pela fabricante de helicópteros ainda não passa de um modelo em escala real do futuro aparelho que a empresa irá desenvolver.

    Ainda mais frequente é isso ocorrer com os automóveis conceito. Muitas vezes feitos à mão, eles às vezes podem sequer ser capazes de rodar, mesmo se empurrados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.