Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Hyundai e Apple podem ter parceria pra desenvolver carros elétricos

As ações da Hyundai dispararam em 20% após o anúncio da possível parceria que pode viabilizar a produção em série do carro elétrico da Apple

Por Isadora Carvalho Atualizado em 9 jan 2021, 20h44 - Publicado em 10 jan 2021, 08h00
Apple-Car-Eletric
Apple/Divulgação

A Hyundai anunciou que está em negociação com a Apple para a produção de um modelo elétrico. E devido a esse anúncio as ações da marca coreana dispararam em 20% da noite para o dia – a avaliação da montadora aumentou em 6,5 bilhões de euros.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Em um comunicado oficial a Hyundai declarou: “Apple e Hyundai estão em negociações, mas como está em um estágio inicial, nada foi decidido”.

A montadora logo depois revisou sua declaração e disse que estava em negociações com “várias empresas” sobre o desenvolvimento conjunto de veículos elétricos autônomos – mas não citou a Apple.

No fim do ano passado, a Apple divulgou a sua intenção de produzir seu próprio elétrico de fabricação em série. O conceito batizado de projeto Titan, e que está em desenvolvimento desde 2014, deverá utilizar a própria tecnologia de bateria ‘monocell’, que usa células maiores em baterias mais densas que supostamente oferecem maior autonomia.

A intenção é inclusive substituir a base de íon de lítio das baterias por fosfato de ferro e lítio – que segundo informações da Apple seria um material menos sujeito ao superaquecimento durante carga e descarga.

Continua após a publicidade
Apple Car
Auto Car/Reprodução

Essa possível colaboração entre as duas empresas permitiria a Apple terceirizar a fabricação, evitando o enorme custo de investimento e complexidade na construção.

  • O relacionamento seria realmente semelhante ao que a Apple tem com a gigante taiwanesa Foxconn – que atualmente está desenvolvendo a sua própria plataforma de veículos elétricos – responsável pela fabricação de iPhones e iPads, permitindo à Apple concentrar seus esforços em design, tecnologia e software.

    Ainda não foi confirmado quando o carro da Apple entrará no mercado. A empresa já tinha como alvo uma data de lançamento de 2024, mas o Financial Times afirmou que fontes da empresa garantem que a Apple vai lançar o seu carro elétrico somente em 2027.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa Quatro Rodas 740

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade