O Hyundai Creta passou por profundas mudanças em 2021, mas manteve seu primeiro visual à venda como uma configuração de entrada. Agora, três anos depois, o modelo antigo segue tão firme que chega à linha 2025, assim como o modelo mais novo e o “irmão” menor, HB20.
Em versão única, o Creta Action 2015 parte de R$ 119.990 (mais barato que um HB20 Platinum Plus, de R$ 121.690) e é sempre equipado com motor 1.6 flex de até 130 cv e 16,5 kgfm, e câmbio automático de seis marchas. Esse conjunto é exclusivo para o modelo, já que deixou de existir no HB20 em 2021 e nunca esteve presente no Creta mais novo. Os freios traseiros são a tambor e, a suspensão, por eixo de torção.
O modelo não passou por alterações em sua lista de equipamentos e segue com ar-condicionado analógico de uma zona, direção elétrica, computador de bordo com 3,5″, faróis automáticos com lâmpadas halógenas, faróis de neblina, luzes diurnas em leds, rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/65) e monitoramento da pressão dos pneus.
Há também controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, piloto automático e volante com comandos. São apenas dois airbags, como manda a lei, e não há central multimídia. No lugar, o Creta Action tem um rádio integrado ao painel com bluetooth e portas USB.
São cinco opções de cores para a carroceria: as sólidas preto Onix e branco Atlas, além das metálicas prata Sand, prata Brisk e cinza Silk. Segundo apresentado no site oficial da marca, não há cobrança extra por nenhuma delas, o que faz sentido.
O Creta Action se encaixa como uma opção ao público PcD (Pessoas com Deficiência), já que fica abaixo dos R$ 120.000, atual teto estabelecido para desconto máximo de impostos.