A Hyundai convocou 6.737 unidades dos modelos HB20 e HB20S equipados com motor 1.0 turbo e câmbio manual. O problema está no ressecamento da válvula de controle de vácuo do servo freio.
De acordo com a fabricante, este ressecamento pode causar um endurecimento do pedal do freio, fazendo com que o motorista precise aplicar mais força no momento de frenagem do veículo.
Segundo a marca, é possível identificar o problema “caso o haja um ruído similar ao de um assovio na região do motor e oscilação da marcha lenta, indicada pelo ponteiro do RPM no painel.”
Para solucionar o problema, a Hyundai irá fazer a avaliação da válvula de controle de vácuo do servo freio. Se não houver danos, será aplicado um isolador térmico na peça. Ou, se necessário, a substituição da peça já com o isolador térmico.
O serviço será feito de forma gratuita e o tempo para inspeção é de aproximadamente 30 minutos.
Com chassis (não sequenciais) de 9BHBG51BAGP561697 a 9BHBG51BAJP870541, as unidades envolvidas nesta convocação foram fabricadas entre 28 de janeiro de 2016 a 05 de fevereiro deste ano.
Lançado no segundo semestre de 2016, o HB20 com motor 1.0 turbo não emplacou nas vendas. Em 2017, um levantamento feito por QUATRO RODAS revelou que a configuração representava apenas 2,8% das vendas do modelo.
Por causa disso, a Hyundai cogita, desde o ano passado, retirar a versão do mercado. Pesa contra também o fato de as configurações com motor 1.6 serem mais rápidas e econômicas, por um valor pouca coisa maior.
Os proprietários devem agendar pelo telefone 0800 770 3355, o comparecimento em alguma concessionária Hyundai a partir desta quinta-feira (29/03), outras informações e a consulta dos chassis acesse o site oficial da montadora.
Veja tabela dos modelos e chassis:
Modelo | Fabricação | Chassis (não sequenciais) |
HB20 e HB20S 1.0 turbo manual | 28/01/2016 a 05/02/2018 | 9BHBG51BAGP561697 a 9BHBG51BAJP870541 |