Pagani anunciou o lançamento do novo Huayra R Evo, um hipercarro inspirado em protótipos que correm em Le Mans. Mas não apenas neles.
Na verdade, criação do Huayra R Evo começou em uma corrida da IndyCar, onde Horácio Pagani teve sua atenção tomada pelas aerodinâmicas dos carros de corrida e isso despertou a ideia de desenvolver um conversível com características semelhantes.
O resultado é o Huayra R Evo, um carro que relembra o passado das corridas, mas também oferece um desempenho dos protótipos de Le Mans. Isso, graças ao motor V12 6.0 HWA, que passou por uma série de melhorias para alcançar os 888 cv e 78,5 kgfm e podendo girar a até 9.200 RPM. É o Pagani mais potente da história e usa câmbio sequencial de seis velocidades.
Visualmente, o Huayra R Evo em carroceria de cauda longa (longtail), cerca de 19 cm mais longa do que seu antecessor, o que contribui para a eficiência aerodinâmica do carro. Além disso, gera o maior nível de downforce quando o teto é removido.
O uso de fibra de carbono com tecnologias originalmente desenvolvidas para o Pagani Utopia tornou o Huayra R Evo 38% mais rígido que seu antecessor. O chassi recebeu novos amortecedores que podem ajustar a altura do carro sem comprometer o desempenho, proporcionando uma condução mais estável em diferentes condições.
Os discos de freio dianteiros são carbono-cerâmicos e foram redesenhados para aumentar a estabilidade, gerenciamento de temperatura e durabilidade, e também aprimorou a elastocinemática.
Embora os preços não tenham sido revelados, a Pagani promete uma experiência exclusiva para os clientes que participarem do programa Arte in Pista. Este programa oferecerá a oportunidade de dirigir o Huayra R Evo em algumas das principais pistas do mundo, além de fornecer suporte técnico e assistência especializada durante os eventos de pista.