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Honda investe R$ 4,2 bi para ter novo WR-V e motor híbrido flex no Brasil

Aporte prevê a produção do SUV de nova geração lançado em 2025, desenvolvimento do sistema e:HEV flex e aumento do volume da fábrica

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 abr 2024, 20h45 - Publicado em 19 abr 2024, 19h51
WR-V
WR-V: o tempo de patinho feio ficou para trás (Divulgação/Quatro Rodas)
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Mais um investimento no Brasil na casa dos bilhões, desta vez da Honda. A fabricante japonesa vai injetar R$ 4,2 bilhões em sua operação no Brasil até 2030 para garantir, pelo menos, o lançamento de um novo carro.

O anúncio foi feito hoje, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do Presidente da Honda Automóveis do Brasil, Arata Ichinose.

Entre as destinações desse investimento está o lançamento do sistema e:HEV flex (híbrido flex), a produção local da nova geração do Honda WR-V e o aumento do volume de produção da fábrica de Itirapina, interior de São Paulo (SP).

WR-V 2023
Honda WR-V pequeno: este não vem para o Brasil (Divulgação/Honda)

Conforme QUATRO RODAS já publicou, existem duas novas gerações do Honda WR-V em mercados da Ásia. Uma com entre-eixos muito pequeno, 2,48 m, e outra com 2,65 m – 4 cm maior que a o do Honda HR-V. O carro que teremos no Brasil é justamente a versão maior, que será responsável por lançar a mecânica e:HEV flex no país.

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O Honda WR-V não é vendido no Brasil desde 2021, mas nunca deixou de ser fabricado no Brasil: é exportado para países como Peru, Chile, Colômbia, Equador, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

WRV

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A nova geração além de maior também deve ser equipada com motorização desenvolvida exclusivamente para o Brasil. A e:HEV flex é um híbrido paralelo com motor a combustão que pode queimar etanol para gerar energia para o motor elétrico que movimenta o carro.

Em nota oficial, a marca informa que o investimento está alinhado com “o cenário atual e políticas públicas de incentivo ao setor automotivo, como o MOVER”. O programa de incentivo foi o grande responsável para atrair mais de R$ 100 bilhões de investimento que a indústria automotiva nacional até 2030.

A marca também destacou que valoriza o etanol como um combustível de fonte natural, renovável e disponível em larga escala no Brasil.

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Honda-Elevate-6

Para sustentar o avanço da sua estratégia no Brasil, os investimentos também se estenderão ao aumento do volume produtivo da fábrica da Honda Automóveis do Brasil e ocorrerá de forma gradual a partir desse mês (abril) com a contratação de 1.700 funcionários. Atualmente são 3.500 colaboradores.

“Ao longo dos mais de 50 anos de nossa presença no país, conquistamos a confiança do exigente consumidor brasileiro ao comercializar produtos de qualidade e eficiência. Esse novo ciclo de investimento visa tornar a Honda Automóveis do Brasil cada vez mais forte, moderna e dinâmica e mostra que estamos alinhados ao compromisso global de alcançar a neutralidade de carbono em produtos e atividades corporativas até 2050”, afirma Ichinose.

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