A Honda lança esta semana no mercado brasileiro a nova superesportiva CBR 600RR, com pintura e grafismos inspirados nos modelos da Honda Racing Corporation (HRC), divisão mundial de competições em duas rodas da marca. O preço público sugerido é de R$ 49.500,00 (versão standard) e R$ 52.500,00 (versão C-ABS).
Com um visual que combina as cores azul, branco e vermelho, o modelo está equipado com motor DOHC (Double Over Head Camshaft – Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote) de quatro cilindros em linha de 599 cm³, quatro tempos, 16 válvulas, quatro por cilindro, arrefecido a líquido que entrega 120 cavalos de potência a 13.500 rpm e 6,73 mkgf de torque a 11.250 rpm, atrelado ao câmbio de seis velocidades.
A Honda CBR 600RR mistura estilos ousados, inspirados na atual Honda RC213V, com a influência aerodinâmica do modelo anterior, RC212V, ambas da MotoGP. O resultado é, segundo a fabricante japonesa, uma motocicleta com arrasto 6,5% menor na posição normal de pilotagem e a possibilidade de favorecer o alcance de velocidades mais elevadas, além de maior economia de combustível.
O painel de instrumentos do modelo é completo, com velocímetro digital, conta-giros analógico centralizado, marcador de combustível, relógio, duplo trip (total e parcial), além de temperatura do motor.
A nova CBR 600RR conta com o sistema DSRA (Dual-Stage Ram Air), que canaliza grandes volumes de ar quando a motocicleta ganha velocidade. Situada na parte frontal da carenagem (área de maior pressão aerodinâmica), sua função é canalizar o fluxo para dentro da caixa de ar, o que aumenta a pressão da mistura ar/combustível na admissão e, consequentemente, gera maior potência.
A apresentação do modelo será feita na 22ª edição do Bike Fest, em Tiradentes (Minas Gerais), que começa hoje (25) e vai até o dia 29 deste mês.