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Honda dá mais uma justificativa para a baixa potência do Civic Si

Segundo a Honda, o novo Si foi feito para durar "centenas de milhares de quilômetros"

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
6 jun 2017, 16h01
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  • Primeiras avaliações da imprensa americana foram positivas (divulgação/Honda)

    Dois meses atrás nós explicamos (ou pelo menos tentamos) porque a Honda resolveu lançar o novo Civic Si com motor 1.5 turbinado de “apenas” 208 cv e 26,6 mkgf. Acostumados à versões esportivas potentes e com apetite por giro alto, os fãs da marca estranharam.

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    Afinal de contas, era difícil ver um Si posicionado tão abaixo de VW Golf GTI (220 cv e 35,7 mkgf) e Ford Focus ST (255 cv e 36,7 mkgf), dois de seus principais rivais nos Estados Unidos.

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    Na época, um porta-voz da marca afirmou ao Autoblog que custo, posicionamento de mercado e peso justificaram a decisão. Agora, engenheiros da Honda ouvidos pela agência Automotive News revelaram uma quarta razão: a durabilidade do motor 1.5 i-VTEC.

    Afinal de contas, mais potência poderia abreviar o tempo de vida útil do conjunto, e a Honda quer que seus motores “durem centenas de milhares de quilômetros”, nas palavras dos próprios funcionários da empresa.

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    Motor 1.5 turbo produz 208 cv a 5.700 rpm e 26,6 mkgf a apenas 2.100 rpm (divulgação/Honda)

    Se as respostas da Honda ainda não foram suficientes para te convencer, a imprensa norte-americana já botou as mãos no modelo e deu suas primeiras impressões ao dirigir.

    “O novo Civic Si não é tão selvagem quando os Si de 1991 e 1999 e nem como o Acura Integra 1996 que eu e meus amigos adorávamos nos tempos de escola, mas, mesmo assim, é muito divertido, bem mais confortável e, claro, o câmbio de seis marchas manual continua excelente como sempre”, afirmou Andrew Collins, do Jalopnik.

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    Interior não economiza nos detalhes vermelhos
    Câmbio do Si será sempre manual de seis marchas (divulgação/Honda)

    “Ele é um carro compacto (nota da redação: para os padrões americanos, é claro) com pretensões esportivas, não é caro (US$ 23.900), fácil de manter e perfeitamente prático para qualquer pessoa”, ressalta Collins, lembrando que Focus ST (US$ 24.775) e Golf GTI (US$ 25.595) custam um pouco mais do que o Honda.

    Na prática, a diferença de preço entre o Civic Si e o topo de linha Type R (com 310 cv e 40,7 mkgf) será de consideráveis US$ 10.000, com o Type R partindo de estimados US$ 33.900 nos Estados Unidos.

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    Além de mais barato que Golf GTI e Focus ST, o novo Civic Si também é mais leve (divulgação/Honda)

    “O Si nunca foi conhecido por ser um carro excepcional, e sim versátil. Ele é ótimo como um carro esportivo feito para o dia-a-dia. É eficiente, fácil de dirigir e, baseado na reputação da Honda, acho que não há problema algum em dizer que vai durar centenas de milhares de quilômetros se você fizer toda a manutenção preventiva no tempo certo”.

    Chris Walton, da Motor Trend, também elogiou o comportamento dinâmico do esportivo. “Mesmo no limite, o Civic Si é incrivelmente neutro e suas reações são muito fáceis de prever. Diferente de alguns de seus antecessores, a décima geração do Si honra a filosofia original do modelo de entregar desempenho a um custo acessível” .

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    Raio-x dos componentes mecânicos do novo Civic Si (divulgação/Honda)

    “É um carro econômico, com personalidade, e potente o suficiente para te divertir. Até porque, no fim das contas, é disso que você precisa para ter um pouco de prazer ao dirigir sem precisar gastar muito dinheiro e podendo levar uma vida normal. O Civic Si não é um carro que vai tirar seu sono, mas definitivamente fará você arranjar boas desculpas para cair na estrada”, concluiu Collins.

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