O novo Honda Civic Type R sequer foi revelado por completo, mas já está fazendo história. Isso porque o esportivo quebrou o recorde de volta rápida entre os modelos com tração dianteira no tradicional autódromo de Suzuka, no Japão.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
O tempo estabelecido foi de 2min23s12, exatamente 0,872 segundo mais rápido que o antigo recorde, que pertencia ao Civic Type R Limited Edition da geração passada.
Vale ressaltar que o antigo recordista era a versão mais hardcore do Type R naquela época, tendo peso reduzido, suspensão e direção revisadas para a pista, rodas de 20’’ forjadas e pneus Michelin Cup 2, tudo isso para melhorar a performance.
Durante o traçado de 5,8 km em Suzuka, o Honda Civic Type R atingiu uma velocidade máxima de 231 km/h, mas não há nada concreto de que esse seja seu limite. Pelo que se especula, o modelo terá um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, semelhante ao da versão passada porém atualizado para gerar cerca de 320 cv. A única certeza é que o câmbio será manual de seis marchas, assim como o Civic Si.
O próximo desafio deverá ser no clássico autódromo de Nürburgring, na Alemanha. Em 2017, o Type R da época fez história por lá, registrando o tempo de volta mais rápido entre os FWD e, por consequência, se tornando o carro de tração dianteira mais rápido do mundo. Resta saber se o modelo 2023 repetirá esse feito.
Mais informações sobre o Honda Civic Type R 2023, assim como o seu visual, só serão reveladas no próximo trimestre, em sua estreia oficial. Mundialmente, ele irá rivalizar com outro esportivo japonês, o recém revelado Toyota GR Corolla. Este, que por sua vez, terá motor 1.6 turbo, 304 cv, câmbio manual de seis velocidades, tração integral e que está confirmado para o Brasil.
Quanto ao Civic, apenas sua versão híbrida será importada para o Brasil e não há nenhum rumor sobre a vinda do Type R. Uma pena, já que ele e o Corolla têm uma rivalidade histórica por aqui e com suas versões esportivas não seria diferente.