Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Honda City 2021 é o único carro da marca sem controle de estabilidade

Estilo não ganha jogo sem ajuda dos itens de segurança, o velho ponto fraco do hatch

Por Eduardo Passos
Atualizado em 5 nov 2020, 19h51 - Publicado em 5 nov 2020, 19h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Honda City 2021 Traseira 34
    O novo Honda City 2021 (Divulgação/Honda)

    Quando um time de futebol balança, é normal que os cartolas substituam o treinador por outro de estilo bem distinto, em busca de um ‘fato novo’ que melhore as coisas. 

    A Honda, entretanto, parece mais focada na próxima temporada e anunciou o City 2021 sem grandes mudanças; abrindo espaço para a próxima geração do sedã compacto.

    5d3acbdcb15564724221a47da9773824
    Desenho disfarça o amplo porta-malas de 536 litros (Divulgação/Honda)

    Segundo a japonesa, os destaques do novo modelo incluem faróis com regulagem elétrica de altura e sensor crepuscular para acendimento das luzes de série. Mas um dos pontos que mais chamam atenção é justamente a falta dos sistemas de controle de tração e estabilidade, e também do hill holder, que está relacionado a eles.

    Continua após a publicidade

    Todos os outros modelos da Honda trazem esse importante equipamento de segurança ativa (até mesmo os companheiros de plataforma Fit e WR-V).

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 5,90

    Oferecido em cinco versões, o novo City tem preço inicial de R$ 67.800, na variante DX. O modelo de entrada já traz itens básicos como ar-condicionado e direção elétrica, além dos obrigatórios ABS e cinto de três pontos para os cinco ocupantes. Os faróis de led também seguem presentes.

    Honda City 2021 (2)
    (Divulgação/Honda)

    A versão Personal é apenas R$ 390 mais cara e traz piloto automático do tipo ‘cruise control’ e câmbio CVT com conversor de torque, em substituição ao manual de cinco marchas do DX.

    Continua após a publicidade

    Umas das novidades mais significativas do novo City é a inclusão da central multimídia na versão intermediária LX (R$ 82.100), consideravelmente mais cara que os modelos mais simples. A central da Honda não enche os olhos mas cumpre o que se espera, já que oferece suporte às interfaces Android Auto e Apple CarPlay via tela de 7 polegadas. Além disso há assistente de voz para funções do celular, como atender e realizar chamadas.

    Central de mídia City 2021
    Com 7 polegadas, a tela multimídia do City também está presente na versão intermediária (Divulgação/Honda)

    Aproveitando a boa tela, a central oferece a visualização da câmera de ré com três ângulos de visão e indicação de distância por cores. E quatro ‘tweeters’ incrementam o sistema de som do veículo.

    Se essa central já estava presente nas versões de topo do City 2020, as mudanças do City EX (R$ 87.400) se resumem a um novo porta-revistas atrás do banco do motorista.

    Continua após a publicidade

    Os destaques do modelo são os mesmos do ano anterior: ar-condicionado digital, airbags frontais e laterais (quatro, no total) e simulação de sete marchas via paddle shifts no volante.

    11f3d00031459779e1c8ccdc1dac8cf4
    Controle digital do ar-condicionado é comodidade dos Honda City mais caros (Divulgação/Honda)

    Topo de linha, a versão EXL (R$ 93.100) agora traz retrovisor interno fotocrômico e mantém como diferencial um conjunto de seis airbags e faróis full-led.

    Nada novo sob o capô

    Se mesmo itens simples seguem inalterados no City 2021, é lógico supor que o modelo traz o mesmo bom motor 1.5 FlexOne da linha 2020.

    Continua após a publicidade

    Com 116 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, o propulsor conta com o sistema i-VTEC, de abertura variável das válvulas, para otimizar seu desempenho e consumo.

    Honda City Guia de Usados
    Motor 1.5 flex do City (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Uma falha grave, entretanto, segue sendo a falta dos sistemas de controle de tração e estabilidade em todas as versões. Por mais que a pandemia tenha motivado o Contran a adiar a obrigatoriedade desses itens

    airbag
    Sem ESP, a versão de topo EXL traz seis airbags (Divulgação/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    A falta de novidades da Honda é um indicativo que a nova geração do City, atrasada por conta do atípico 2020, está cada vez mais próxima. Já à venda na Ásia, o novo modelo terá a árdua missão de escalar a tabela dos sedãs compactos mais vendidos, na qual ocupa a 11ª posição.

    Dado que concorrentes como o novo Versa trazem até sistemas de autonomia veicular, o próximo City finalmente deverá contar com mais mecanismos de proteção. Seus ‘fatos novos’ também incluem plataforma e motor, além de mudanças profundas no interior.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    capa_738_insta

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.